XXI ALAM
Resumo:770-1


Poster (Painel)
770-1Streptomyces sp TUR-10 PRODUTOR DE SUBSTÂNCIA BIOATIVA PARA CEPAS DE Staphylococcus aureus METICILINA RESISTENTE (MRSA).
Autores:Nataliane Marques de Vasconcelos (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Evelyn Paulo Ferreira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Katharine Angélica Aguiar Wanderley (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Kássia Francielle de Carvalho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Genildo Rodrigo Brayner Bernardo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Janete Magali de Araújo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gláucia Manoella de Souza Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A resistência bacteriana aos antibióticos constitui um sério problema de saúde pública por dificultar o tratamento das infecções, principalmente no caso de infecções causadas por microrganismos resistentes. O principal patógeno relacionado ao desenvolvimento de resistência a múltiplos antimicrobianos é Staphylococcus aureus devido aos seus diversos mecanismos de virulência e sua habilidade de adaptação aos ambientes adversos. O crescente número de microrganismos resistentes associados a diversas infecções tem levado a busca por novos compostos bioativos. As Actinobactérias destacam-se pela capacidade de produzir metabólitos secundários com atividades biológicas diversas. Seguramente, a produção de antibióticos é a característica mais estudada e mais importante desta classe, especialmente pelo gênero Streptomyces. O objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade da linhagem Streptomyces sp TUR10 frente a isolados clínicos de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA). Para isto, a linhagem foi cultivada em meios de cultura diferentes (MPE- Meio para produção de Eurimicina e M1 50% da concentração do meio MPE), a 30ºC durante 96 h. Foi avaliada a biomassa e também as mudanças de pH no meio. O teste permitiu selecionar o melhor tempo e o melhor meio da fermentação para a produção de substância antimicrobiana. A atividade antimicrobiana foi feita contra seis cepas de S. aureus resistentes a meticilina MRSA: S.aureus (UFPEDA MRSA 700), (UFPEDA 733), (UFPEDA 705), (UFPEDA 718), (UFPEDA 119) e (UFPEDA 709). Verificou-se que os extratos fermentativos de Streptomyces sp TUR-10 nos meios de cultura M1 e MPE apresentaram atividades antimicrobiana contra todas as cepas MRSA testadas, os resultados mostraram que as melhores condições para produção de metabólitos bioativos ocorreu no meio MPE, com 48 horas de fermentação e pH 7,0. Nestas condições foram observados os maiores halos de inibição de 17 a 20 mm para as cepas UFPEDA 700 e UFPEDA 709, respectivamente. Estes resultados indicam que Streptomyces sp TUR-10 se mostra promissora para produção de compostos bioativos, os quais deverão ser submetidos a processos de purificação e identificação das suas estruturas químicas.


Palavras-chave:  Actinobactéria, Substância bioativa, Antibiose