XXI ALAM
Resumo:747-2


Poster (Painel)
747-2Ocorrência de bactérias diazotróficas associativas em plantas de sorgo sacarino (Sorghum bicolor) cultivadas no cerrado
Autores:Ivanildo E. Marriel (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Christiane Abreu de Oliveira Paiva (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Aline Gonçalves Silva (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Tabata C. Campos (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Daiane C. Diniz Caldeira (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Vincent Simon Jean Albert Couderc (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Silvionai Vieira (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei / CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Bianca Braz Mattos (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Rafael Augusto da Costa Parrella (CNPMS - EMBRAPA Milho e Sorgo)

Resumo

A cultura de sorgo sacarino, como matéria prima para a produção de biomassa e bioetanol, deve apresentar uma expansão significativa no Brasil, nos próximos anos, como alternativa de renda extra para o setor sulcroalcoleiro, através do seu cultivo, principalmente, em áreas de renovação de canaviais. A substituição de pelo menos parte de fertizantes químicos nitrogenados, que são altamente dependentes de energia derivada de combustíveis fósseis, via fixação biológica, que utiliza recursos renováveis, pode contribuir positivamente para o balanço energético desta cultura. Este estudo, parte de um projeto amplo de bioenergia, teve como objetivo o isolamento e caracterização morfológica de bactérias diazotróficas associativas em plantas de sorgo sacarino, visando à prospecção de estirpes superiores para a formulação de inoculantes e o enriquecimento da Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Milho e Sorgo (CCMMMS). Para o isolamento, utilizaram-se os meios de cultura semi-sólidos, sem nitrogênio, contendo malato (NFb) ou sacarose (LGI) como fontes de carbono. As amostras de solo rizosférico, raízes e seiva foram coletadas no estádio de florescimento das plantas, de diferentes variedades de sorgo sacarino, cultivadas em diferentes épocas e locais da área experimental da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, durante os anos agrícolas de 2011 e 2012. A partir da presença de películas típicas de bactérias diazotróficas associativas nos meios NFb e LGI, as estirpes de bactérias diazotróficas, classificadas como Azospirillum sp., sendo 42,4, 26,4 e 28% obtidas a partir das amostras de solo rizosférico, raízes e de seiva das plantas, respectivamente. Observou-se alta diversidade morfológica das colônias entre as estirpes, independente das características analisadas e da origem das amostras. As estirpes estão preservadas em ágar inclinado sob óleo mineral esterilizado e a -18°C. Concluiu-se que há ocorrência abundante de colonização de bactérias diazotróficas associativas, incluindo endofíticas, em plantas de sorgo sacarino cultivadas no cerrado.


Palavras-chave:  Azospirillum, Diazotrófos, Fixação biológica, Gramíneas