XXI ALAM
Resumo:731-1


Poster (Painel)
731-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS OBTIDOS A PARTIR DE CALDO FERMENTATO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DO TUBO DIGESTIVO DE BESOUROS COPRÓFAGOS
Autores:Rhubia Silveira Martins (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Felipe Camargo Chavita (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Danielli Kuchinski (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Luiz Cosme Cotta Malaquias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Luiz Felipe Leomil Coelho (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

Os besouros coprófagos são insetos pertencentes à ordem Coleóptera, família Scarabaeidae. Caracterizam-se pela utilização de fezes para alimentação, como também para abrigo e fonte de nutrientes para as larvas. Em virtude de seu hábito alimentar exótico, os escarabeídeos são de grande importância na área da ecologia, na qual são estudados por sua capacidade de desagregação da massa fecal, e consequente eliminação de parasitas residentes das fezes. Possivelmente, a exposição do besouro a este ambiente, no qual são encontrados excrementos de diversas espécies e microrganismos associados a estes, propicia o desenvolvimento de uma microbiota gastrintestinal capaz de degradar compostos e proteger o inseto contra o ataque de patógenos. Os besouros foram coletados e processados, e deles foram isoladas 24 bactérias. Destas, 13 apresentaram atividade antimicrobiana e foram selecionadas para obtenção e avaliação dos extratos brutos a partir do caldo fermentado. As bactérias selecionadas foram inoculadas em caldo BHI e incubadas por 5 dias à temperatura ambiente. Posteriormente, o caldo foi submetido à partição liquido/líquido com acetato de etila. Após a separação, recuperou-se a fase orgânica e esperou-se a volatilização total do solvente, obtendo assim, somente o extrato. Este foi diluído na concentração de 10 mg/mL em DMSO para a realização dos ensaios antimicrobianos pela técnica de difusão de poço em meio ágar Muller Hinton. Os microrganismos utilizados para análise foram Staphylococcus Aureus, Bacillus Subtilis, Micrococcus Luteus, Escherichia Coli, Pseudomonas Auruginosa, Serratia Marcescens. Dos extratos obtidos, 5 apresentaram atividade antibacteriana sobre S.Aureus com halos inibitórios de 10.6 - 18.3 mm, 8 contra B. Subtilis com halos de 9.0 - 14.6, 8 mm e 8 sobre M. Luteus com halo de 10.6 - 32.6, 2 sobre S. Marcescens com halos de 15.6 – 16.6, e apenas um sobre P. Auruginosa com halo de 11.3 e nenhum sobre E. Coli. Dessa forma, dos 13 extratos obtidos, 10 apresentaram atividade antimicrobiana, sendo que 2 desses extratos mostraram atividade contra bactérias Gram positivas e Gram negativas, enquanto que as demais mostraram atividade somente contra Gram positivas.


Palavras-chave:  Atividade antimicrobiana, Bactérias, Besouros coprófagos, Caldo fermentado