XXI ALAM
Resumo:727-1


Prêmio
727-1DIFERENCIAÇÃO ENTRE Salmonella enterica subespécie enterica sorovar Gallinarum biovar Gallinarum e biovar Pullorum BASEADA EM UMA REGIÃO GENÔMICA POLIMÓRFICA
Autores:Diego Felipe Alves Batista (FCAV - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Oliveiro Caetano de Freitas Neto (FCAV - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Priscila Diniz Lopes (FCAV - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Adriana Maria de Almeida (FCAV - UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Angelo Berchieri Junior (FCAV - UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

S. Pullorum (SP) e S. Gallinarum (SG) são biovares pertencentes ao gênero Salmonella spp. Ambos são causadores de doenças aviárias. SP provoca a pulorose, doença sistêmica verticalmente transmissível, caracterizada por alta mortalidade em aves jovens e infecção persistente em adultas. SG é o agente do tifo aviário, enfermidade sistêmica capaz de provocar alta mortalidade em aves de qualquer idade. A pulorose e o tifo aviário são responsáveis por perdas econômicas em vários países, incluindo o Brasil. Por serem doenças distintas, requerem medidas de controle diferentes. SG e SP são antigenicamente semelhantes. A diferenciação desses microrganismos é baseada em testes bioquímicos demorados e, a existência de estirpes com comportamento atípico, compromete a utilização dos mesmos na rotina laboratorial. Na tentativa de tornar a diferenciação de SG e SP mais rápida e segura, desenvolveu-se um teste molecular baseado na amplificação de uma região genômica polimórfica. Realizou-se a comparação in silico dos genomas de SG e SP pelo programa Artemis Comparison Tools, encontrando-se sete regiões, com características consideradas adequadas para a diferenciação molecular por PCR. Foram construídos iniciadores direto (5’-GACGTCGCTGCCGTCGTACC-3’) e reverso (5’-TACAGCGAACATGCGGGCGG-3’) com auxílio do programa Primer-BLAST tendo como alvo uma das sete regiões. Após a padronização da PCR, os iniciadores foram testados em 33 estirpes de SG e 28 de SP cedidas por laboratórios nacionais de referência (Lanagro e Fiocruz). O teste foi capaz de diferenciar todas as estirpes de SG e SP testadas. Tendo-se em vista que essas estirpes representam àquelas isoladas de aves enfermas em diferentes épocas, o teste pode ser considerado seguro. Sua aplicação é mais fácil, rápida e menos onerosa que aqueles em que se utiliza enzimas de restrição. Contudo, pretende-se aprofundar os estudos, utilizando-se estirpes de SG e SP isoladas em outras regiões do mundo. Agradecimento a FAPESP, CNPq e CAPES por suporte financeiro.


Palavras-chave:  Salmonella, diferenciação, Gallinarum, Pullorum, PCR