XXI ALAM
Resumo:721-1


Prêmio
721-1PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS EM AMOSTRAS DO COMPLEXO BURKHOLDERIA CEPACIA ISOLADAS DE PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA
Autores:Orlando Carlos da Conceição Neto (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Guilherme Mayrink Barandas (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Marcia Cruz Mota da Fonseca Jones (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Robson Souza Leão (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Elizabeth Andrade Marques (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

O Complexo Burkholderia cepacia (CBc) é um grupo de 17 espécies intimamente relacionadas que estão associadas à deterioração pulmonar e aumento da mortalidade em pacientes com Fibrose cística (FC). Uma vez estabelecida a infecção pelo CBc, as opções terapêuticas são limitadas, por se tratar de bactérias intrinsecamente resistentes a inúmeros antimicrobianos. O objetivo do estudo foi determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) de cinco antimicrobianos utilizados no manejo clínico das infecções pulmonares pelo CBc. Foram analisadas 100 amostras de diferentes espécimes respiratórios de 37 pacientes (adultos e pediátricos) oriundos de dois centros de referência no tratamento de pacientes com FC no Rio de Janeiro, coletadas no período de janeiro de 2010 a fevereiro de 2012. As CIM para amicacina (AMI), aztreonam (ATM), ceftazidima (CAZ), sulfametoxazol/trimetoprim (SUT) e tobramicina (TOB) foram determinadas pela técnica de microdiluição em caldo de acordo com critérios estabelecidos pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). O intervalo de CIM observado para AMI foi de <0,5 a >512 ug/mL, com 29,2% das amostras apresentando CIM >512 ug/mL. Para ATM, a faixa foi de 1 a >512 ug/mL, sendo 13,7% das amostras com CIM de 128 ug/mL; para CAZ, a CIM variou de <0,25 a >256 ug/mL, com 10,8% das amostras com CIM de 8 ug/mL; para SUT, o intervalo foi de <0,125 a 128 ug/mL, e 18,4% das amostras com CIM de 16 ug/mL. Para TOB, o intervalo foi de <0,25 a >256 ug/mL e 13,7% das amostras com CIM de 128 ug/mL. A CIM90 foi de >512, 128, 256, 16 e >256 para AMI, ATM, CAZ, SUT e TOB, respectivamente. Dentre os antimicrobianos avaliados, apenas para SUT e CAZ o CLSI padroniza pontos de corte para a classificação da susceptibilidade em B. cepacia (espécie incluída no CBc). Assim, 38% e 42,6% das amostras foram resistentes a SUT e CAZ, respectivamente. A resistência simultânea a esses dois antimicrobianos foi observada em 29,3% das amostras. Esses dados são preocupantes, uma vez que SUT é o principal antimicrobiano utilizado para o tratamento de infecções causadas por bactérias do CBc. Além disso, CIM elevadas para maioria dos antimicrobianos enfatizam a necessidade da padronização de pontos de corte para outros antimicrobianos utilizados para esse grupo de bactérias, no intuito de nortear a conduta clínica e garantir o sucesso terapêutico.


Palavras-chave:  Complexo Burkholderia cepacia, Fibrose Cística, Antimicrobianos