XXI ALAM
Resumo:710-1


Poster (Painel)
710-1Tipagem isoenzimática e diversidade genética de isolados bucais de Candida albicans provenientes de pacientes com fissura lábio palatina
Autores:Marcelo Fabiano Gomes Boriollo (UNIFENAS - Universidade de Alfenas - UNIFENAS / FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP) ; Paula Cristina Aníbal (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP) ; Letízia Monteiro de Barros (UNIFENAS - Universidade de Alfenas - UNIFENAS) ; Manoel Francisco Rodrigues Netto (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP) ; José Francisco Höfling (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP)

Resumo

A comunicação entre os espaços da nasofaringe e da cavidade bucal em pacientes com fissura lábio palatina (FLP) predispõe uma alteração da microbiota normal, de modo especial possivelmente àqueles patógenos oportunistas, tais como C. albicans e espécies relacionadas. A incidência de linhagens de C. albicans na cavidade bucal de pacientes com FLP e a diversidade e o relacionamento genético das mesmas foram analisadas. Isolados bucais provenientes de 44 pacientes com FLP e 11 pacientes sem FLP foram estudados. A diversidade genética de 183 isolados foi determinada usando marcadores isoenzimáticos (álcool desidrogenase, sorbitol desidrogenase, manitol-1-fosfato desidrogenase, malato desidrogenase, glucose desidrogenase, glucose-6-fosfato desidrogenase, aspartato desidrogenase, catalase, peroxidase e leucina aminopeptidase), distância genética de Nei (1972) e análises de agrupamento. Alta diversidade genética foi encontrada entre os isolados de C. albicans (168 linhagens) associado a um padrão de colonização policlonal e monoclonal entre pacientes com FLP não relacionados familiarmente. Dois taxa altamente polimórfico (A e B) e outros taxa menores (de C até J) foram identificados na população de leveduras. Cinco subgrupos foram identificados no taxon A, os quais foram constituídos por um ou mais clusters e/ou linhagens moderadamente relacionadas. Cada cluster abrigou linhagens idênticas e/ou altamente relacionadas. Apenas um cluster (subgrupo A5) mostrou isolados de pacientes com FLP (23,8% dos pacientes) e sem FLP (54,5% dos pacientes), sendo os demais clusters (n = 15) (subgrupos de A1 até A5) formados por isolados exclusivamente de pacientes com FLP. O taxon B mostrou 3 subgrupos e uma composição de 74,4% de isolados provenientes apenas de pacientes sem FLP. Os demais taxa (de C até J), relacionados geneticamente à distância e raros, abrigaram um número menor de linhagens de alguns pacientes com FLP. Essas observações sugerem a existência de vários taxa altamente polimórficos de C. albicans na cavidade bucal de pacientes com FLP. Tais leveduras devem estar geograficamente difundidas, visto que os pacientes provem de várias localidades do sul de Minas Gerais. Um desses taxa abrigou a maioria das linhagens desses pacientes, dentro de subgrupos e/ou clusters moderadamente relacionados, o que reforça a hipótese de uma alta diversidade genética de linhagens de C. albicans, que são comuns entre os portadores de FLP. Este fato sugere uma identidade genotípica clínica (i.e., apenas pacientes com FLP compartilham linhagens idênticas ou altamente relacionadas, muito embora a existência de um cluster aponte para uma única exceção).


Palavras-chave:  Genotipagem, Candida albicans, Cavidade bucal, Fissura lábio palatina, MLEE