XXI ALAM
Resumo:685-1


Poster (Painel)
685-1Isolamento e identificação de bactéria com potencial para biorremediação de metais pesados Cd, Cu e Ni a partir de óleo residual de torno mecânico.
Autores:Karina Regueira Hornink (USP - Universidade de São Paulo) ; Talita Costa Rios (USP - Universidade de São Paulo) ; Ralph Gomes de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) ; Taís Mayumi Kuniyoshi (USP - Universidade de São Paulo) ; Cecília Fonseca Carvalho (USP - Universidade de São Paulo) ; César Augusto do Nascimento (UNINOVE - Universidade Nove de Julho) ; Ronaldo Biondo (USP - Universidade de São Paulo) ; Elisabete José Vicente (USP - Universidade de São Paulo) ; Claudionor Gomes da Silva Filho (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A atual preocupação com questões referentes ao meio ambiente gera uma demanda crescente por tecnologias que visem preservá-lo e sanar os danos a ele já causados. Os processos que mais se destacam são aqueles voltados para o tratamento de locais contaminados por poluentes de difícil remoção, como metais pesados, que são contribuintes para a poluição ambiental. Para reduzir essa problemática têm-se utilizado organismos, que apresentam capacidade de decompor, remover ou modificar poluentes para uma forma de menos tóxica, técnica conhecida por biorremediação. A natureza apresenta ampla biodiversidade, possibilitando o isolamento de microrganismos capazes de alterar poluentes a partir diversos ambientes como água e solo. Para potencializar o uso de isolados e evitar a aplicação de patógenos em processos de ampla escala é necessária uma prévia identificação destes, que pode ocorrer por métodos bioquímicos ou moleculares, como o sequenciamento da região 16S, que apresenta diversas características, como distribuição universal entre procariotos e ser pouco afetada pela transferência horizontal tornando-a ideal para a identificação de procariotos. Este trabalho visou isolar e identificar bactérias com potencial para biorremediação de metais pesados a partir de amostras de óleo residual de torno mecânico. Alíquotas dessas amostras foram cultivadas em meio de cultura líquido MM1 (Ramsay), para obterem-se microrganismos livres de óleo, em seguida, o cultivo foi semeado em meio MM1 sólido, do qual os isolados foram submetidos a ensaios de Mínima Concentração Inibitória (MIC) com concentrações de diferentes metais, como Cádmio, Cobre e Níquel, variando de 0,5 mM a 28mM. Foram obtidos diversos isolados, dentre estes, obteve-se um isolado de maior relevância para biorremediação, com resistência a 25mM de Cd, 14mM de Cu e 2,5mM de Ni. O isolado de interesse foi submetido a testes bioquímicos, pelo kit NFII Probac do Brasil, e amplificação da região 16s. O microrganismo obtido apresenta-se com elevado potencial para aplicação em biorremediação de ambientes contaminados com metais pesados Cd e Cu, pois o valor detectado na resistência para estes metais encontra-se muito acima dos dados descritos na literatura para este e outros microrganismos. Este isolado apresentou grande similaridade nos testes bioquímicos e com região 16S da bactéria Raoultella planticola.


Palavras-chave:  biorremediação, identificação, isolamento, metais pesados, óleo de torno mecânico