XXI ALAM
Resumo:678-2


Poster (Painel)
678-2ACURÁCIA DIAGNÓSTICA DO GENE mecA PARA PREDIZER RESISTÊNCIA À OXACILINA EM Staphylococcus SPP. ISOLADOS DE HEMOCULTURAS
Autores:Taisa Trevizani Rocchetti (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) ; Katheryne Benini Martins (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) ; Alessandro Lia Mondelli (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) ; Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

A infecção hospitalar constitui um problema de saúde pública, pois eleva o tempo de hospitalização, morbidade e mortalidade. Os Estafilococos coagulase negativa (ECN) se tornaram os agentes mais isolados. Um fator relevante envolvido na patogênese é a alta taxa de isolamento de Staphylococcus spp. resistente à oxacilina. Esse estudo objetivou analisar a acurácia diagnóstica da detecção do gene mecA para predizer a resistência à oxacilina. Foram analisadas 371 amostras de hemoculturas obtidas do HC da Faculdade de Medicina de Botucatu, no qual foram identificadas por testes bioquímicos e simultaneamente o DNA bacteriano foi extraído diretamente das hemoculturas e destes realizou-se o PCR multiplex para a rápida detecção do gênero Staphylococcus spp. e do gene mecA, teste de suscetibilidade à oxacilina e cefoxitina, detecção de hiperprodução de beta-lactamase e teste de suscetibilidade à amoxacilina + ácido clavulânico. Das 371 amostras estudadas foram isolados 85 (23,0%) S. aureus e 286 (77,0%) ECN. Dos ECNs 155 (54,2%) foram identificados como S. epidermidis, 50 (17,5%) S. warneri, 27 (9,4%) S. capitis, 26 (9,1%) S. haemolyticus, 7 S. xylosus, 6 S. simulans, 2 S. hominis, 2 S. caprae, 2 S. cohnii, 2 S. lugdunensis, 2 S. saprophyticus, 1 S. schleiferi, e concomitantemente 3 ,i>S. haemolyticus e S. warneri, e 1 S. haemolyticus e S. epidermidis. Das 85 amostras de S. aureus 43 (50,6%) se mostraram resistentes no teste de disco difusão e 42 (97,7%) apresentaram o gene mecA e das 286 amostras de ECN 236 (82,5%) foram detectadas resistentes por esse método e 218 (92,4%) foram positivas para o gene mecA. Destas 19 amostras (1 S. aureus e 18 ECN) em que ocorreu discordância entre os métodos genotípico e fenotípico, todas foram positivas para a produção de beta-lactamase e 13(68,4%) se mostraram sensíveis ao teste de suscetibilidade à amoxacilina indicando a resistência à oxacilina devido à hiper-produção de beta-lactamase. Por outro lado, uma amostra de S. aureus e sete de ECN foram sensíveis pelo método de disco difusão e positivos para a presença do gene mecA. Esses resultados mostram a importância da utilização concomitante de métodos genotípicos e fenotípicos na detecção de resistência à oxacilina para o tratamento adequado das infecções causadas por esses microrganismos.


Palavras-chave:  Acurácia, mecA, Resistência à oxavilina, Staphylococcus spp