XXI ALAM
Resumo:672-1


Poster (Painel)
672-1AVALIAÇÃO “IN VIVO” DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DA Spondias mombin L (CAJÁ) SOBRE GLÂNDULA MAMÁRIA DE CAPRINOS DE APTIDÃO LEITEIRA.
Autores:Anna Jacinta Dantas de Medeiros (IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN / UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Marlon Carneiro Feijó (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Caio Sérgio Santos (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Ingrid Anajja Galvao Nogueira (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Frederico Silva Thé Pontes (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Genevile Carife Bergamo (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Simone Alves Serafim (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Jaécio Carlos Diniz (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Cristiane Ribeiro Lucas (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Carolina Carvalho Barbosa (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Juliana Maria da Costa (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Nilza Dutra Alves (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Sthenia Santos Albano Amóra (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Arnaldo Viana (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

INTRODUÇÃO A caprinocultura no Nordeste do Brasil tem representando uma parcela de subsistência para o homem do campo. Assim, a tentativa de minimizar o custo com profilaxia vem se expandindo, por exemplo, com o emprego de plantas medicinais que vem tendo sua eficácia comprovada por meio de experimentos científicos. Nesse sentido, vimos nesse trabalho avaliar a ação antimicrobiana do extrato das folhas Spondias mombin L (cajá) como antisséptico em caprinos e assim contribuir para a prevenção e controle de enfermidades. MATERIAIS E MÉTODOS Foram utilizadas 9 cabras leiteiras. Em seguida realizou-se um sorteio para indicar qual o tratamento que cada animal receberia como avaliação. Em cada 3 animais (ambas as tetas), respectivamente, aplicou-se extrato de cajá a 3%, iodo a 2% e água durante 28 dias consecutivos, com coletas de leite e swabs das tetas direita e esquerda nos dias 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24 e 28. Levados para o laboratório, os swabs foram lavados em água e o material foi submetido as diluições: 10-1, 10-2, 10-3. Posteriormente, 1 mL de cada diluição foi semeado em Agar “Plate Count” 37oC/24h para contagem de mesófilas. Para a contagem de coliformes totais e termotolerantes, foi utilizado o teste do NMP. Usou-se um delineamento inteiramente ao acaso com três tratamentos e com três repetições. Para comparação das médias o teste de Student Newman Keuls (SNK) com emprego do programa R. RESULTADOS E DISCUSSÕES Obtiveram-se as seguintes médias, em UFC, para a contagem de mesófilas: Cajá 3% = 2170,17, Iodo 2% = 5005,33 e Água = 31704,29. A análise de variância demonstrou existir diferença significativa (p = 0,0147) entre os produtos analisados. Na comparação das médias, o cajá e o iodo não apresentaram diferença e ambos diferem da água. Para a análise dos coliformes totais, embora o número de coliformes seja maior para os animais que receberam a água como tratamento, não houve diferença entre os produtos (p = 0,1280), os quais apresentaram as seguintes médias em UFC: Cajá 3% = 5,03 NPM, Iodo 2% = 2,84 NPM e Água = 11,70 NPM. Quanto aos coliformes termotolerantes, foram identificados apenas nos animais que receberam água como antisséptico, respectivamente, cabra 1 da Água (7,4 NPM /Col. 8), cabra 2 da Água (3,6 NPM /Col. 8) e Cabra 3 da Água (3 NPM/Col. 2, 3,6 NPM/Col. 6 e 15 NPM/Col. 8). CONCLUSÕES O extrato do cajá apresentou potencial antimicrobiano e os resultados da análise sugere a possível aplicação do extrato na prevenção e tratamento de infecções em glândula mamaria de caprinos com aptidão leiteira.


Palavras-chave:  Spondias mombin, Ação antibacteriana, Caprinocultura