XXI ALAM
Resumo:668-2


Poster (Painel)
668-2IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS DE SOLOS DA CAATINGA (PE, BRASIL) E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS
Autores:Nairane da Silva Rosa (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Marcos Antônio Luna (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Jaceline Maria de Neigreiros Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Grayce Kelli Barbosa Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Hugo Galindo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Aline Elesbão Nascimento (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Marcos Antonio Barbosa Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Kaoru Okada (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais) ; Galba Maria Campos-takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Cências Ambientais)

Resumo

Os fungos constituem um grupo de micro-organismo que tem grande interesse prático e cientifico, os quais são fundamentais para a ciclagem de nutrientes e assim, para a manutenção dos ecossistemas. A partir do solo é possível isolar fungos que podem ser utilizados para as mais diferentes finalidades, como produtores de antibióticos, enzimas, vários tipos de ácidos orgânicos e polímeros. As amilases são enzimas capazes de hidrolizar as ligações α-1,4 da molécula de amido. Estas enzimas apresentam importantes aplicações biotecnológicas principalmente nas indústrias farmacêutica, têxtil, de detergentes e a alimentícia. O presente estudo teve como objetivo, isolar e avaliar o potencial de produção de amilase em diferentes linhagens de fungos filamentosos do Gênero Aspergillus e Fusarium isolados de solo de áreas da Caatinga localizadas nos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, no Estado de Pernambuco. Os fungos foram isolados e cultivados à 28ºC por um período de 96h. Em seguida, foram feitas suspensões espóricas na concentração final de 107 esporos/mL. Em seguida, 1 mL da suspenção foi inoculada em placas contendo Ágar Sabourand para crescimento por 24h. Posteriormente, discos, medindo 0,8cm de diâmetro foram coletados e transferidos para novas placas contendo meio Ágar Nutriente acrescido de amido solúvel para detecção de atividade amilolítica. O cultivo foi realizado a 28ºC durante um período de 72 h com revelação diária com iodo. Após a revelação, a presença de zonas claras ao redor das culturas é o indicativo positivo para a atividade da enzima e os resultados foram obtidos através da observação e medição destes halos. O índice enzimático (IE) de cada micro-organismo foi calculado dividindo-se os valores das medidas do halo pelo diâmetro da colônia, após 72h. Foram testadas dez amostras do Gênero Fusarium e dez do Gênero Aspergillus. Todas apresentaram atividade amilolitica. Os melhores resultados de IE foram demostrados pelas amostras de Aspergillus, variando entre 2,0 a 3,4. Já para as amostras de Fusarium o IE variou entre 1,1 a 2,4. Os resultados obtidos demonstraram que os micro-organismos testados possuem a capacidade de degradar amido demonstrando potencial de produção da enzima amilase e as amostras estão depositadas na Coleção de Culturas UCP (Universidade Católica de Pernambuco).


Palavras-chave:  fungo filamentoso, caatinga, enzimas