XXI ALAM
Resumo:668-1


Poster (Painel)
668-1Isolamento, identificação e detecção de lipase e protease em amostras de Fusarium isolados de solo da Caatinga em Pernambuco-Brasil
Autores:Jaceline Maria de Negreiros Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Nairane da Silva Rosa (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Kyriale Vasconcelos Morant (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Grayce Kelli Barbosa Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Adriana Ferreira Souza (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Manuela Cristina Mota Lins (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Luciana de Oliveira Franco (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Aline Elesbão Nascimento (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Kaoru Okada (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais) ; Galba Maria Campos-takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais)

Resumo

Fusarium é um fungo anamórfico pertence à ordem Moniliales isolado do solo da Caatinga de Pernambuco, Brasil, está depositado na Coleção de Culturas UCP (UNICAP), caracterizado por apresentar colônias de rápido crescimento, inicialmente é branco e algodonoso, e tardiamente assume cor de alfazema ou às vezes, amarela ou laranja, com o reverso claro. As lipases compreendem um grupo de enzimas hidrolíticas que atua geralmente na interface orgânico-aquosa, catalisando a hidrólise e a síntese de ésteres. As proteases são importantes enzimas que quebram ligações peptídicas. O presente estudo teve como objetivo isolar, identificar e avaliar a detecção da enzima lipase e protease por amostras de Fusarium spp. O isolamento dos microrganismos do solo foi realizado mediante diluição seriada. Foram preparadas suspensões de solo/ água, e 100 L das diluições foram transferidas para o meio de cultura Agar Sabouraud contendo antibiótico, as placas foram mantidas a 28°C, por 96 hs. Para detecção da atividade enzimática foi realizado o cultivo do Fusarium spp em Ágar Sabouraud, à 28ºC por 24 h, em seguida, discos de 8 mm de diâmetro foram transferidos para o centro de placas de Petri contendo meio para detecção da lipase e meio para detecção da protease. As placas foram incubadas à 28ºC por 72h, sendo avaliado o crescimento das colônias e a detecção enzimática para lipase (aparência do halo opaco) e protease revelada com solução de iodo 0,1N (formação do halo transparente). O estudo de identificação do gênero Fusarium spp foi observado à presença do micélio septado, com a presença de macroconídios hialinos em formato de canoa, variando entre cinco ou mais septos. Para a detecção enzimática foram utilizadas dez amostras de Fusarium spp. Dentre as cepas testadas, em 24h, 20% apresentaram índice enzimático maior ou igual a 2,0 para os testes da detecção da enzima proteolítica, em 48h e 72h os resultados foram positivos, no entanto, o índice enzimático foi menor que ≥ 2. Para os testes de detecção da enzima lipolítica as amostras de Fusarium spp apresentaram um considerável crescimento da colônia, porém não apresentou resultados significativos para habilidade de degradar o substrato tween 20. As linhgens de Fusarium spp apresentaram baixo potencial lipolítico quando comparado aos proteolíticos, demonstrando ser amostras promissoras para processos biotecnológicos.


Palavras-chave:  Fusarium, solo, caatinga, lipase, protease