XXI ALAM
Resumo:660-2


Poster (Painel)
660-2ANALISE DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DE TENSÃO SUPERFICIAL POR Bacillus thuringiensis EM FERMENTAÇÃO POR ESTADO SÓLIDO
Autores:Felipe Santana de Oliveira Cruz (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Charles Deodoro Vasconcelos da Silva (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Pamela Cristina Lima (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Vanildo Luiz Del Bianchi (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Gisele Ferreira Bueno (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Pedro Aquino (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI)

Resumo

A fermentação em estado sólido utilizando farelo de trigo como substrato pode tornar possível a utilização deste tipo de resíduo agroindustrial como substrato para síntese de biossurfactante. O biossurfactante é uma molécula anfipática, no qual possui uma parte hidrofílica e hidrofóbica que atuam reduzindo a tensão superficial e interfacial de líquidos. Este estudo teve como finalidade aplicar esse tipo de processo na produção de biossurfactantes produzidos por Bacillus thuringiensis e analisar a produção deste produto final a partir de dados qualitativos de tensão superficial. A pesquisa se realizou com farelo de trigo e cepa do microrganismo cedido pelo Laboratório de Bioprocessos (Departamento de Engenharia de Alimentos/UNESP). Inicialmente, foi realizada a determinação do teor de umidade presente no farelo por meio de uma secagem em estufa industrial a 60º C. Em termino da secagem e obtenção dos dados de umidade, determinou-se a correção de umidade para o substrato. A fermentação foi realizada em sacos plásticos de polietileno que continham 10 gramas de farelo de trigo, acrescidos de glicerol para induzir o microorganismo à produção de biossurfactante, solução tampão-fosfato, água residuária de laticínio e soro de leite na concentração para se obter 80, 100 e 120% de umidade e incubados a 37º C por 24 e 48 horas. Foram realizadas análises da tensão superficial nas fermentações. Os microorganismos são ditos como bons produtores de biossurfactantes quando possuem capacidade de reduzir a tensão superficial do sobrenadante em relação a da água abaixo de 40 mN/m. Em análise aos biossurfactantes produzidos em fermentação de 24 e 48 horas, apresentaram uma redução visível da tensão superficial, mas não em valores exuberantes. Porém, é visível a diferença de valores obtidos de tensão superficial da amostra para cada condição de fermentação: tempo, umidificante e concentração. Em conclusão dos dados observamos que a natureza do substrato e a necessidade do Bacillus thuringiensis se correlacionam com o grau de umidade do substrato para obtenção de um produto que reduz a tensão superficial do liquido em quantidade mais significativa de biossurfactante em tempos variados de fermentação.


Palavras-chave:  Biossurfactante, Concentração, Farelo de trigo, Fermentação sólida, Tensão superficial