XXI ALAM
Resumo:660-1


Poster (Painel)
660-1ANÁLISE COMPARATIVA DA TENSÃO SUPERFICIAL DE BIOSSURFACTANTES PRODUZIDOS POR Bacillus subtilis e Bacillus thuringiensis POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO FARELO DE TRIGO COMO SUBSTRATO
Autores:Felipe Santana de Oliveira Cruz (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Charles Deodoro Vasconcelos da Silva (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Pamela Cristina Lima (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) ; Vanildo Luiz Del Bianchi (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Gisele Ferreira Bueno (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Pedro Aquino (UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI)

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia de fermentação e estado sólido em farelo de trigo é primordial para possibilitar a utilização deste tipo resíduo como substrato para síntese de biossurfactantes provenientes de subprodutos agroindústrias, gerando produtos de elevado valor agregado. Esta pesquisa foi realizada no âmbito de aplicar esta tecnologia na produção de biossurfactantes, produzidos por intermédio do Bacillus subtilis e Bacillus thuringiensis, para avaliação comparativa da tensão superficial final do composto gerado após a fermentação. A pesquisa realizou-se utilizando farelo de trigo como substrato, as cepas dos microrganismos foram cedidas pelo Laboratório de Bioprocessos (Departamento de Engenharia de Alimentos/UNESP). Inicialmente, foi selecionada a casca e colocada para secar em forno doméstico a 180ºC. Ao termino da secagem a casca foi triturada. A fermentação foi realizada em sacos plásticos de polietileno que continham 10 gramas de farelo de trigo, acrescidos de glicerol como indutor a produção de biossurfactante e solução tampão-fosfato, água residuária de laticínio e soro de leite na concentração para se obter 80, 100 e 120% de umidade. Depois incubados a 37º C por 24 horas. Foram realizadas análises da tensão superficial nas fermentações. Em afirmações literárias, microorganismos para se qualificarem como bons produtores de biossurfactantes deve reduzir a tensão superficial do sobrenadante em relação a da água abaixo de 40 mN/m. Analisando os biossurfactantes produzidos na umidade de 80%, os provenientes do Bacillus t. obtiveram melhor redução da tensão superficial com água residuária e tampão fosfato em relação aos do Bacillus s., apresentando menor redução apenas para soro de leite. Já em análise em umidade de 100 e 120% os dados demonstraram superioridade de redução para o Bacillus s., apenas para concentração 120% em tampão e 100% em soro de leite obteve menor redução em comparação ao Bacillus t.. Em ambas as umidades e variedades de umidificantes experimentados durante a fermentação observam-se uma redução da tensão superficial, mas não em valores chamativos, concluindo que ambas influenciam no produto final. Por comparação cada Bacillus estudado demonstrou uma superioridade em determinada condição, logo o melhor produtor se dará mediante a necessidade do produtor e do tipo final de produto.


Palavras-chave:  Biossurfactante, Concentração, Farelo de trigo, Fermentação sólida, Tensão superficial