XXI ALAM
Resumo:654-1


Poster (Painel)
654-1ANÁLISE COMPARATIVA DOS SUBSTRATOS CASCA DE INHAME E FARELO DE TRIGO NA PRODUÇÃO DE BIOSURFACTANTE POR Bacillus thuringiensis
Autores:Charles Deodoro Vasconcelos da Silva (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Pamela Cristina Lima (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Felipe Santana de Oliveira Cruz (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Pedro Luiz Mota Aquino (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Vanildo Luiz Del Bianchi (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Gisele Ferreira Bueno (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”)

Resumo

Os biossurfactantes são compostos oriundos do metabolismo de bactérias, fungos e leveduras, que exercem atividades tensoativas. A produção de tais compostos vem sendo amplamente estudada, visando processos mais eficientes e menos custosos, afins de que os biossurfactantes sejam produzidos em escala industrial, o que ocasionaria na redução da utilização de surfactantes derivados do petróleo, que são os mais empregados atualmente. Nesse trabalho avaliou-se a produção de biossurfactante em fermentação em estado sólido pelo microrganismo Bacillus thuringiensis utilizando casca de inhame e farelo de trigo como substratos. O meio para fermentação foi preparado em sacos de polietileno contendo 10 g do substrato seco e triturado, acrescido de 2 mL de solução contendo microrganismo e as umidades ajustadas para 80%, 100% e 120% com (i) solução tampão-fosfato; (ii) água residuária de laticínios; (iii) soro de leite, utilizando glicerol como indutor, logo para cada umidificante pode-se avaliar três condições de umidade em cada substrato. Os saquinhos foram incubados a 37°C e a fermentação ocorreu por 24 horas. Em seguida seus conteúdos foram diluídos em água, filtrados e centrifugados a fim de obter-se no sobrenadante uma solução contendo o biossurfactante produzido na fermentação. Para avaliar a quantidade de biossurfactante produzido em cada substrato utilizou-se como parâmetro a medida da tensão superficial de cada sobrenadante. A partir dos resultados obtidos verificou-se que em ambos os substratos, para todos os meios, ocorreram à redução da tensão superficial da solução, portanto, houve produção de tensoativo. A melhor redução de tensão superficial ocorreu para o sistema utilizando-se trigo como substrato, umidificado a 120% com soro de leite o qual a tensão superficial medida foi de 42 mN/m. A pior redução foi medida para os sistemas contendo farelo de trigo como substratos, com teores de umidade de 80% e 100% utilizando-se solução tampão-fosfato e água residuária de laticínios respectivamente como umidificante, sendo que as tensões encontradas foram de 62 mN/m. Portanto, ao estudar métodos mais eficientes na produção de biossurfactantes, para os diversos meios testados no presente trabalho, conclui-se ser mais vantajosa a produção destes compostos utilizando-se casca de inhame como substrato, com teor de umidade de 120% controlado com soro de leite.


Palavras-chave:  Tensoativo, Tensão Superficial, Farelo de Trigo, Casca de Inhame