XXI ALAM
Resumo:624-1


Poster (Painel)
624-1Estudo biológico e químico do extrato bruto de folhas da solanácea Lycianthes rantonnetii com atividade fungitóxica ao fungo Moniliophthora perniciosa
Autores:Camila Fortunato da Silva (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- USP) ; Joze Aparecida Marciano Corrêa (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- USP) ; Luiz Humberto Gomes (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- USP) ; Simone Possedente de Lira (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- USP)

Resumo

O Brasil que já esteve à frente do mercado exportador de cacau, atualmente ocupa apenas a sexta posição. O principal motivo pela queda brasileira na produção de cacau é atribuído ao fitopatógeno responsável pela mais grave doença do cacaueiro, a vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. Ainda não há um método de controle eficiente para este doença, por isto a importância de novos estudos, como alternativa eficaz aos existentes. A família Solanaceae é conhecida por biossintetizar diversos metabólitos secundários com atividade biológica, dentre estes, alguns são potencialmente inibidores de crescimento de fungos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial dos metabólitos secundários produzidos pela espécie de solanácea Lycianthes rantonnetii como agente inibidor do crescimento e desenvolvimento do fungo M. perniciosa agente causal da vassoura-de-bruxa do cacaueiro.A solanácea L. rantonnetii foi coletada, as folhas foram secas, trituradas e extraídas com água, obtendo-se um extrato bruto que foi incorporado ao meio de cultura TDA. Os compostos contidos nesse extrato se mostraram ativos no bioensaio “in vitro” contra o crescimento micelial do fungo M. perniciosa. Esse extrato foi avaliado quimicamente em cromatografia em camada delgada (CCD) e espectrometria de massas. Na CCD foi possível verificar a presença de alcalóides e/ou compostos nitrogenados pela revelação do reagente Dragendorff. A partir dos valores de m/z observados na fração ativa, no espectro de massas, foi realizada uma busca na literatura, nos bancos de dados Scifinder e Dictionary of Natural Products onde constatou que provavelmente se trata de um composto inédito na literatura. Pelo bioensaio verificou-se que houve 71,63% de inibição do crescimento micelial do fungo, com o extrato a 2% (m/v). Foi realizado um ensaio de atividade fungicida ou fungistática com a solanácea L. rantonettii, que confirmou sua ação fungicida contra o fungo M. perniciosa. Análises químicas complementares serão realizadas para a separação e isolamento do composto puro com atividade a M. perniciosa, além da determinação da sua concentração mínima inibitória.


Palavras-chave:  Antifúngico, Metabólitos secundários, Moniliophthora perniciosa, Solanácea, Bioensaio