XXI ALAM
Resumo:611-2


Prêmio
611-2VIABILIDADE E AUTENTICAÇÃO TAXONÔMICA DE CULTURAS DE Trichophyton tonsurans (Malmsten) PRESERVADAS SOB ÓLEO MINERAL NA MICOTECA URM – UFPE
Autores:Sonaly de Cássia Lima da Silva (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria José dos Santos Fernandes (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Débora Maria Massa Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Gustavo Barbosa de Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Ramos de Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Adriana Nunes de Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Os fungos são organismos heterotróficos, eucariotos e cosmopolitas, pois estão presentes em qualquer parte do planeta. Sendo amplamente distribuídos na natureza, são encontrados na água, no ar atmosférico, solo, vegetais e no homem, podendo causar doenças. Os dermatófitos são fungos que colonizam o tecido queratinizado da pele, pelo e unhas do homem e de outros animais. Trichophyton tonsurans é um dermatófito antropofílico e pode causar principalmente tinea capitis. Inúmeras técnicas de manutenção são utilizadas para fungos e a mais adequada é aquela que mantiver por longos períodos as características originais da cultura, como viabilidade, esporulação e características de patogenicidade. Com o objetivo de averiguar a viabilidade e autenticar taxonomicamente culturas de T. tonsurans, foram analisadas 69 culturas, preservadas sob óleo mineral na Micoteca URM – UFPE. Fragmentos das culturas foram reativados em caldo glicosado, mantidos à temperatura ambiente (28°C ± 2°C), por até 12 dias. Do total de 69 culturas analisadas, 42 (60,87%) se encontram viáveis após o tempo de estocagem de 1955-2008. As colônias que apresentaram crescimento em caldo glicosado foram transferidas para o meio ágar Sabouraud, permanecendo por oito dias, à temperatura ambiente (28°C ± 2°C). Para auxiliar o processo de autenticação taxonômica das culturas de T. tonsurans, foi aplicada a técnica de cultura em lâmina, utilizando-se placas de Petri esterilizadas montadas com lâmina e lamínula. Para após o crescimento, a possível visualização das estruturas microscópicas. Foram analisadas características macroscópicas e microscópicas. Quarenta e duas amostras tiveram a taxonomia autenticada, totalizando uma porcentagem de 100%. Conforme a literatura disponível a respeito das técnicas de preservação fúngica e a eficiência do uso do óleo mineral, os resultados obtidos neste estudo superaram a expectativa de tempo de preservação de culturas fúngicas, onde tempo médio de preservação em óleo de mineral é de 40 anos. Neste estudo, para T. tonsurans o tempo de preservação foi de 53 anos. Dessa forma, constatou-se que o método de preservação em óleo mineral é recomendado para T. tonsurans após longos períodos de estocagem.


Palavras-chave:  Viabilidade,, Trichophyton tonsurans,, óleo mineral,, taxonomia