XXI ALAM
Resumo:611-1


Poster (Painel)
611-1PEDAGOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO LABORATÓRIO CENTRAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE
Autores:Bruno Severo Gomes (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Fernanda Maria de Oliveira Villarouco (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Adriana Maria de Melo (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Jonas Amaral Gomes (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ladijane Correia da Silva (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Iêda Carneiro dos Santos Buarque (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Cristina Maria Bezerra de França (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Arlem Mauricio de Melo (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Wellcherline Miranda Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Susana Pereira de Farias Silva (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Gustavo Barbosa de Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Nos Programas de Segunda Licenciatura, os docentes já possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta dessa formação. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica. No ensino de microbiologia tradicional abordagem orienta a seleção e a distribuição dos conteúdos, gerando atividades fundamentadas na memorização, com raras possibilidades de contextualização. Ao formular atividades que não contemplam a realidade imediata dos alunos, perpetua-se o distanciamento entre os objetivos do recurso em questão e o produto final. Este trabalho tem como objetivo relatar atividades e experiências vivenciadas no processo ensino-aprendizagem na disciplina de microbiologia do PARFOR-UFPE. As atividades foram realizadas aos sábados, na área de análises clínicas, setor de Parasitologia do Laboratório Central do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco no primeiro semestre de 2012. Os alunos (professores da rede pública de ensino, licenciados em filosofia, física, história, letras, matemática e pedagogia) participaram do processo de construção do conhecimento utilizando a pedagogia da problematização (dá importância ao desenvolvimento da capacidade de observação da realidade imediata, buscando soluções originais e criativas), através de aulas teóricas, práticas em laboratório, análises de livros didáticos, visita a Micoteca URM, elaboração de novas alternativas de atividades práticas e processo investigativo sobre atividade antibacteriana de produtos de limpeza. Na ação, foi elaborado um esquema orientador, incluindo aulas teóricas com pesquisa de novas alternativas de ensino. Ao final das atividades e dos trabalhos, as habilidades e competências foram avaliadas juntamente com as novas ferramentas pedagógicas construídas para o ensino. Assim, o conhecimento construído na disciplina para os futuros professores de biologia, serviu de base para atuação, não só no ambiente escolar, utilizando métodos formais de ensino, mas também em espaços não formais, com processo investigativo e atividades práticas com materiais alternativos e em educação em saúde.


Palavras-chave:  Ensino,, Microbiologia,, Formação docente