XXI ALAM
Resumo:584-3


Prêmio
584-3A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO “QUE PARASITA É ESSE?” COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Autores:Isabelle Helena Lima Dias (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Álvaro Luan Santana Fonseca (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Ynara Santos Silva (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Yan Corrêa Rodrigues (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

As dificuldades em ministrar aulas dentro de alguns conteúdos de biologia são grandes entraves dentro dos processos de ensino e aprendizagem. Por vezes o conteúdo acaba sendo repassado de forma teórica, tornando o ensino monótono e sem atratividade. Dentro deste contexto, sempre buscando ampliar a construção do conhecimento do aluno, pensou-se em alternativas que pudessem contribuir para tal de forma mais dinâmica, com o objetivo de motivar os alunos a interagir entre si, trocar conhecimento e apreender o conteúdo. Tomando como base os jogos de tabuleiro, pensou-se na criação de uma ferramenta didática que pudesse auxiliar professores e alunos. Para reforçar o conteúdo de Microbiologia, criou-se o jogo “Que parasita é esse?”, envolvendo o tema ‘Parasitas’ e suas diversas abordagens. A ideia surgiu a partir das dinâmicas dos jogos de tabuleiro convencionais e para isto deverá ser confeccionado um tabuleiro e 100 cartas contendo perguntas sobre diferentes parasitas, abordando questões como ciclo de vida, transmissão, profilaxia, dentre outros, utilizando-se também dado e cinco pinos. As perguntas devem ser elaboradas pelo docente utilizando livros didáticos indicados pelo MEC. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, onde o jogador ou equipe lança o dado e retira uma carta aleatoriamente do montante, de forma que apenas o acerto da pergunta lhe dará o direito de avançar no jogo o número de casas correspondentes ao dado lançado por ele na rodada.Os jogadores subsequentes repetirão o esquema, vencendo o participante que chegar ao fim do tabuleiro.Além de ter um baixo custo de produção, o tabuleiro e as cartas são de fácil confecção. O uso é simples, fácil e pode ser aplicado por qualquer professor em turmas de ensino médio ou graduação dependendo do desenvolvimento do conteúdo. O jogo é uma alternativa viável de ensino, podendo assumir um importante papel educativo se usado estrategicamente, aliando a ludicidade e a cognição. Por despertar o interesse dos alunos, o jogo propicia a interação entre os mesmos e a socialização do conteúdo de uma forma mais descontraída, contribuindo para um aprendizado mais prazeroso. Através do jogo, esperamos contribuir com os processos de ensino e aprendizagem em Microbiologia, servindo como estímulo para a elaboração de novos jogos didáticos.


Palavras-chave:  Jogo, Ensino, Parasita, Ferramenta