XXI ALAM
Resumo:570-2


Prêmio
570-2Reconstruindo hábitos de higiene através de atividades experimentais de microbiologia
Autores:Chantele Santos Johan (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Michele Carvalho (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Stéfani Mattana (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Regiane Zanovello (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ronaldo Prado de Oliveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ricardo Eugenio Dill (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Sabrina Zancan Peripolli (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Terimar Ruoso Moresco (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O desafio da educação no mundo contemporâneo é formar cidadãos capazes de fazer uma apropriação crítica do conhecimento a ponto de constituir a ciência como cultura. Para tanto, a ação docente precisa construir com os alunos o entendimento de que o processo de produção do conhecimento científico e tecnológico constitui uma atividade humana, com implicação direta no cotidiano da sociedade. A microbiologia estudada nas aulas de Ciências é uma aliada neste processo, quando explorada de forma estratégica. Entretanto, é um tema considerado abstrato, com espaço restrito no currículo do ensino básico e trabalhado sem muita experimentação, pois seu estudo depende do uso de equipamentos que muitas vezes não estão disponíveis na escola, comprometendo a aprendizagem. Assim, esse trabalho teve o objetivo de relacionar o senso comum e o conhecimento microbiológico sobre o Tema "Higiene e Saúde” através de uma oficina, intitulada “Higiene: uma regra que evita doenças e preserva a saúde”. Esta foi concretizada em sete encontros no laboratório da escola, contou com a participação de 23 alunos da 7ª série de uma escola de ensino básico do Noroeste do Rio Grande do Sul. A adequação à realidade da escola exigiu que as atividades prático-experimentais fossem de simples execução e, de baixo custo. Foi proposto aos alunos: Testar a eficiência de desinfetantes e antissépticos na microbiota das mãos e superfícies; Testara eficiência do papel higiênico; Verificar a presença de micro-organismos na escova dental. Para o enriquecimento do trabalho, os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto foram mensurados antes da realização da oficina e percebeu-se que a maioria dos alunos possuía conhecimento genérico sobre o tema. Entretanto, ao final da oficina, os alunos afirmaram ter um novo entendimento sobre a importância dos hábitos de higiene, principalmente a lavagem das mãos, a frequência com que deve ocorrer, a importância e os cuidados no uso de antissépticos e desinfetantes, devido a estes produtos não eliminarem todos os microrganismos. As atividades tem instigado a curiosidade dos alunos para o tema. Por fim constatou-se, com este trabalho, que muitos alunos conseguiram usar o conhecimento científico explorado na oficina no seu cotidiano, o que confirma a importância do uso de atividades prático-experimentais no ensino de microbiologia.


Palavras-chave:  Ensino, Microbiologia, Atividades Práticas