XXI ALAM
Resumo:566-2


Poster (Painel)
566-2DOENÇAS DE SAÚDE PÚBLICA: POPULARIZAÇÃO DA CIENCIA PARA ALUNOS DA REDE DE ENSINO
Autores:Heloisa da Silveira Paro Pedro (CLR-IAL-SJRP - Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto-SP) ; Susilene Maria Tonelli Nardi (CLR-IAL-SJRP - Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto-SP)

Resumo

Introdução: A Educação em Saúde é compreendida como processo de transformação que desenvolve a consciência crítica das pessoas a respeito de sua saúde e estimula a busca de soluções coletivas. Com a proposta de popularizar a ciência utilizando a educação em saúde, duas pesquisadoras do Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto (IAL-SJRP) criaram e coordenaram o “I Circuito Itinerante de Palestras”. Objetivo: Transmitir informações básicas sobre doenças de saúde pública, com enfoque na prevenção, para estudantes do ensino fundamental II da rede particular de ensino. Metodologia: O circuito ocorreu nos meses de março a junho de 2012 e contemplou quatro importantes temas de saúde pública: “Hepatite: Conceito e Prevenção”; “Gripe A H1N1: Quanto mais prevenção, mais proteção”; “Doenças transmitidas por alimentos” e “Atenção: meningite tem prevenção”. Cada um dos temas foi conduzido por profissionais da área, que orientaram dois bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional do IAL-SJRP para a produção e apresentação da “palestra”. Resultado: Um total de cinco escolas foram parceiras do projeto, 39 palestras foram ministradas e as informações alcançaram 1455 alunos, 47 professores e 5 coordenadores pedagógicos. Cada um dos grupos foi uniformizado com camiseta alusiva ao assunto de sua responsabilidade e apresentou o tema de forma interativa, dialógica e didática aos alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, com os slogans focados na prevenção das doenças em questão, intencionando ter um apelo preventivo aos jovens. As coordenadoras de ensino das escolas foram agraciadas com certificado de agradecimento pela parceria com o Instituto Adolfo Lutz, um CD ROM com a apresentação das aulas ministradas para divulgação e reprodução das informações. Em todas as escolas o tema teve continuidade com seminários para as outras classes, produção de murais, pesquisas na internet e publicação das atividades no site oficial das mesmas. Encontrou-se alguns desafios como o contato e agendamento com as escolas, disponibilidade de horários com todos os envolvidos e realização do trabalho extra-instituição. Conclusão: A divulgação de temas complexos da saúde pública, tratadas de forma didática e com linguagem acessível ao público de interesse, poderá contribuir efetivamente na pulverização do conhecimento das formas de prevenção de doenças de Saúde Pública, além de proporcionar mudança de hábitos e atitudes saudáveis entre os jovens e população em geral.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Saúde Pública, Doença, Prevenção & Controle, Ensino Fundamental e Médio