XXI ALAM
Resumo:566-1


Poster (Painel)
566-1CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA REDE DE LABORATÓRIOS DE TUBERCULOSE DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Autores:Heloisa da Silveira Paro Pedro (CLR-IAL-SJRP - Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto) ; Gleize Vilela (CLR-IAL- CAMPINAS - Instituto Adolfo Lutz de Campinas) ; Andrea Gobeti Vieira Coelho (CLR-IAL- SANTOS - Instituto Adolfo Lutz de Santos) ; Susilene Maria Tonelli Nardi (CLR-IAL-SJRP - Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto) ; Regina Ruivo Ferro E Silva (CLR-IAL- SANTO ANDRÉ - Instituto Adolfo Lutz de Santo André) ; Leonilda Chiare Galle (CLR-IAL-P. PRUDENTE - Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente) ; Maria de Lourdes M. Shikama (CLR-IAL-SOROCABA - Instituto Adolfo Lutz de Sorocaba) ; Andréa Rezende Leite (CLR-IAL-TAUBATÉ - Instituto Adolfo Lutz de Taubaté) ; Rodrigo Friozi Povinelli (CLR-IAL-SJRP - Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto) ; Jaqueline Otero Silva (CLR-IAL-R. PRETO - Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto) ; Maria Helena Leme Ferraz (LAB. MUNICIPAL S.P. - Laboratório Municipal da Região Sudeste - Município S. P.) ; Lucilaine Ferrazoli (IAL- SÃO PAULO - Instituto Adolfo Lutz de São Paulo)

Resumo

A rede de Laboratórios de tuberculose (TB) do Estado de São Paulo consiste de laboratórios públicos ou conveniados ao SUS que realizam a baciloscopia de TB e os Laboratórios de Referência Regional (Centro de Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz) e Referência Estadual (Laboratório Central do Instituto Adolfo Lutz). O Controle de Qualidade Externo (CQE) das baciloscopias da TB tem como objetivo melhorar a qualidade do trabalho e promover o desenvolvimento profissional. No Brasil é realizado pela releitura dos esfregaços pelo Laboratório de Referência e comparação entre os resultados obtidos pelos laboratórios da rede. O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho dos laboratórios da rede, baseado no percentual de aprovações e reprovações do CQE. Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo do CQE das baciloscopias de TB realizadas pelos laboratórios no biênio 2009-2010, pertencentes à região de abrangência dos Centros de Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz e laboratórios do município de São Paulo. Para análise de concordância utilizou-se o método Kappa e para as análises comparativas de proporções, o teste do qui-quadrado de Pearson e o exato de Fisher, considerando como limite para significância estatística o valor-p≤0,05. O critério de aprovação ou reprovação das lâminas foi a discordância entre a leitura e releitura. A concordância dos resultados das baciloscopias foi alta (99,4%) e a porcentagem relativa de falso-positivos (90,2%) e falso-negativos (0,4%) foi baixa, com 72% dos laboratórios aprovados. Quanto à qualidade técnica, os resultados mostraram que a média percentual da coloração foi satisfatória (82,4%) e dos esfregaços ficou abaixo do valor recomendado (66,3%). Os problemas técnicos mais comuns observados foram o esfregaço não homogêneo e delgado e na coloração foram descoloração inadequada e presença de cristais de fucsina. Os resultados obtidos mostraram a importância de manter e ampliar esta atividade, que poderá nortear as ações de melhoria da qualidade das baciloscopias realizadas pela rede de laboratórios da TB.


Palavras-chave:  esfregaço, controle qualidade externo, tuberculose pulmonar