XXI ALAM
Resumo:527-1


Poster (Painel)
527-1Compostos bioativos produzidos por fungos endofíticos contra o crescimento micelial de fungos do gênero Colletotrichum
Autores:Luciana Mecatti Elias (ESALQ/USP - Universidade de São Paulo) ; João Lúcio de Azevedo (ESALQ/USP - Universidade de São Paulo) ; Joelma Marcon (ESALQ/USP - Universidade de São Paulo) ; Luiz Humberto Gomes (ESALQ/USP - Universidade de São Paulo) ; Simone Possedente de Lira (ESALQ/USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Fungos endofíticos constituem uma fonte promissora de produtos naturais potencialmente bioativos ainda pouco explorada. Na área agronômica, esses compostos podem ser importantes candidatos ao controle de fitopatógenos, dentre os quais se inclui os fungos do gênero Colletotrichum, considerados os principais fitopatógenos causadores de doença, conhecida como antracnose, que causa danos econômicos a diversas culturas do mundo. O guaraná é um dos principais produtos dos estados do Amazonas e Bahia, sendo de grande importância para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto social. A cultura do guaraná tem sofrido com a antracnose, resultando em prejuízos econômicos significantes. Buscando alternativas aos atuais métodos empregados no controle de doenças na agricultura, por meio do emprego de compostos bioativos produzidos por micro-organismos, o presente trabalho tem como objetivo a prospecção química e biológica de compostos produzidos por fungos endofíticos isolados do Amazonas. As espécies de fungos endofíticos foram selecionadas através de triagem biológica e cultivadas em meio líquido para obtenção de extratos, que foram fracionados através de métodos cromatográficos. O isolamento dos compostos foi biomonitorado segundo atividade antifúngica contra o crescimento micelial “in vitro” de duas linhagens do gênero Colletotrichum, causadoras de antracnose no guaranazeiro. Como resultados preliminares, foi obtido que os metabólitos produzidos pelo fungo endofítico sob o código 81 (identificado como Aspergillus minisclerotigenes) foram os que apresentaram as maiores taxas de inibição contra o crescimento micelial “in vitro” dos patógenos. Estes compostos foram extraídos e particionados com o solvente acetato de etila. A fração acetato de etila, por ter apresentado atividade, foi submetida a uma separação cromatográfica de fase reversa em uma coluna Sep-Pak C18. As frações obtidas foram analisadas por cromatografia em camada delgada (CCD), resultando em oito frações que foram submetidas a um bioensaio, onde a 1ª e 2ª frações se mostraram ativas. Tanto a fração acetato de etila quanto as frações ativas foram analisadas por espectrometria de massas. As etapas posteriores serão a purificação e elucidação estrutural do composto ativo através de técnicas espectroscópicas de análise e determinação da concentração mínima inibitória.


Palavras-chave:  Bioprospecção, Fungos endofíticos, Metabólitos secundários, Produtos naturais