XXI ALAM
Resumo:511-4


Poster (Painel)
511-4Presença de fungos em superfícies de contato com carne e onicomicoses em manipuladores de açougues na cidade de Teresina – PI
Autores:Gabriel Reis Ferreira (FACULDADE NOVAFAPI - Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí) ; Antônio Carlos Leal Cortez (UFPI - Universidade Federal do Piauí) ; Márcio Leonardo de Morais Nobre (FACULDADE NOVAFAPI - Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí)

Resumo

Onicomicose é a infecção fúngica que acomete as unhas, podendo ocorrer na matriz, no leito e na placa ungueal. Pode ser transmitido de forma direta, contato pessoa a pessoa, ou indiretamente, como vestuários e utensílios contaminados com propágulos fúngicos, que são originados do solo, liberados juntos com pelos ou material de descamação da pele. Além disso, algumas atividades profissionais podem favorecer a ocorrência desta micose, principalmente mulheres que mantêm maior contato com água (cozinheiras e lavadeiras) e homens que desempenham atividades como lavadores de louças, manipuladores de alimentos, jardineiros e operários de curtume. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de fungos em superfícies de contato com carne e onicomicoses em manipuladores de açougues na cidade de Teresina – PI. Foi examinado um total de 30 amostras coletadas de 6 açougues na capital, sendo 24 de instrumentos em contato com a carne (balança, balcão, bandeja, câmera frigorífica, gancho, mesa de corte, moedor e serra) coletadas com swab posteriormente diluída em salina, centrifugada a 2.000 RPM durante 20 minutos, e semeada em placas de Petri, contendo meio Sabouraud acrescido com clorofenicol, que foram incubadas a temperatura ambiente até crescimento das colônias; e 6 de raspagem de unhas dos manipuladores, inoculando-as em tubos de Sabouraud, acrescido com clorofenicol, mantidas em temperatura ambiente. Os fungos leveduriformes foram passados em ágar cromogênico para identificação de espécies de Candida. Foi possível identificar diferentes espécies de leveduras nas amostras analisadas, sendo Candida o principal gênero isolado, seguido de Rhodoturella. Com relação aos filamentosos, as espécies isoladas (Rhizopus sp., Penicilium sp., Cladosporium sp., Alternaria sp.) têm sido descritas na literatura em diversas afecções que vão desde micoses superficiais a casos de micoses profundas. A presença de leveduras e fungos filamentosos diz respeito à falta de cuidado com os equipamentos e com o uso de EPIs nos manipuladores, reforçando a relevância da condução de investigações em áreas susceptíveis ao aparecimento de fungos, já que são ferramentas eficazes para a documentação de peculiaridades regionais relevantes ao manejo e tratamento da infecção fúngica das unhas e contaminação de alimentos.


Palavras-chave:  Açougue, Manipuladores de alimentos, Onicomicose