XXI ALAM
Resumo:496-1


Poster (Painel)
496-1AVALIAÇÃO DAS AMOSTRAS DE ÁGUA PARA PESQUISA DE Chromobacterium Violaceum ANALISADAS NO LACEN/RN NO PERIODO DE 2009 A 2012
Autores:Cláudio Márcio de Medeiros Maia (LACEN/RN - LABORATORIO CENTRAL DR. ALMINO FERNANDES) ; Eugênio Pacelli Dantas da Costa (LACEN/RN - LABORATORIO CENTRAL DR. ALMINO FERNANDES) ; Christiane Lira de Vasconcelos Pinheiro (LACEN/RN - LABORATORIO CENTRAL DR. ALMINO FERNANDES) ; Melquieges Souza de Medeiros (LACEN/RN - LABORATORIO CENTRAL DR. ALMINO FERNANDES) ; Kleyton Thiago Costa de Carvalho (LACEN/RN - LABORATORIO CENTRAL DR. ALMINO FERNANDES)

Resumo

O Chromobacterium violaceum é um saprófita de vida livre, usualmente não patógeno para humanos, no entanto, algumas cepas podem apresentar patogenicidade causando cefaléia, febre, vômitos, dispnéia, abscessos hepáticos e septicemia. No Rio Grande do Norte, desde 2009, existiram diversos casos de surtos de cromobacteriose. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento de dados das amostras de água analisadas pelo LACEN/RN do período de 2009 a 2012 relacionadas a surtos e demais amostras para consumo humano onde foram identificadas cepas de C. violaceum. O levantamento foi realizado a partir dos laudos analíticos dos ensaios realizados. A metodologia do ensaio caracterizou-se na semeadura da amostra em caldo TSB duplo; após incubação (35°C/24h), semeadura em placas de Agar nutriente e MacConkey e repique das cepas características com ou sem pigmentação (variantes) para provas bioquímicas para sua confirmação. De 2009 a 2012, dos 11 casos de suspeitas de surto de C. violaceum de conhecimento do laboratório, apenas 02 foram confirmados com cepas de C. violaceum, em outros dois casos foram isoladas S. marcescens, A. hydrophila e K. ascorbata. A maioria das amostras positivadas não foi relacionada a surtos, e sim, de águas coletadas pelo programa VIGIÁGUA com 18 amostras contaminadas. Desse total, 77% foram de águas tratadas pelo sistema público de distribuição, o que revela uma preocupação com a qualidade da água fornecida nessas áreas, principalmente na região metropolitana do Natal, onde foram coletadas 73% do total de amostras relativas a surtos. Os dados apresentados nesse trabalho revelam a importância no monitoramento das regiões afetadas frente aos vários incidentes de surtos. Embora o isolamento em amostras de surtos seja baixo, a superioridade de amostras positivas na região metropolitana de Natal demonstra que a falta de oferecimento desse ensaio analítico nos laboratórios regionais pode levar a subnotificação de casos em outros municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Somado a isto, a falta de informações clínicas sobre os pacientes demonstra a necessidade de um estudo epidemiológico mais aprofundado para melhor direcionamento das análises laboratoriais tendo em vista o isolamento de outros patógenos em casos de suspeitas de surtos por C. violaceum.


Palavras-chave:  Chromobacterium violaceum, surtos, águas tratadas