XXI ALAM
Resumo:483-2


Poster (Painel)
483-2POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO DESCOBERTA DO MUNDO CIENTÍFICO FORA DA SALA DE AULA: O CASO DA MICROBIOLGOIA
Autores:Michelli Santos (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Vidyleison Neves Camargos (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Thais Marques Brito (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Juliana Teixeira de Magalhães (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Jaqueline Maria Siqueira Ferreira (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; José Antônio Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei)

Resumo

A ciência se faz presente em todos os setores da vida e causa profundas transformações econômicas, sociais e culturais, sendo conceituada para adquirir conhecimentos baseados em métodos científicos. Para que um aluno se interesse em conhecer os ensinos de ciências é necessário que conviva com a prática laboratorial e realize procedimentos que envolvam diferentes áreas da biologia, onde em muitas ocasiões o acesso é insuficiente. Além disso, um ambiente fora da sala de aula proporciona ao estudante uma oportunidade de apropriação dos conhecimentos científicos de modo a compreendê-los, a questioná-los e a utilizá-los como instrumento do pensamento que extrapolam situações de ensino e aprendizagem escolar. Nesse sentido, as atividades para promover a popularização da ciência podem ser entendidas também como estratégicas para impulsionar a inclusão social, porque todo aluno deve ser visto como um futuro pesquisador, no sentido do desenvolvimento de uma postura social, crítica e especulativa dentro e fora da sala de aula. O Programa de Popularização da Ciência dos cursos de Bioquímica e Farmácia da Universidade Federal de São João Del-Rei teve como objetivos promover a divulgação científica aos professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio de Instituições de Ensino Públicas e Privadas em Divinópolis, Minas Gerais, através da realização de Oficinas de Ensino de Ciências. Universitários, com a supervisão de professores, planejaram e executaram módulos práticos, com temas de diversas áreas importantes da biologia, como Enzimologia, Bioquímica de Proteínas, Biologia Molecular e Microbiologia. Em destaque, os conhecimentos em Microbiologia envolveram o papel dos microrganismos em nossas vidas, as funções essenciais desses organismos no ambiente, os mecanismos de combate aos microrganismos indesejáveis e as pesquisas na buscas de substâncias bioativas com atividade antimicrobiana. Os estudantes e professores consideraram a experiência como única e a recomendariam. Avaliaram positivamente o evento. Em conclusão a atividade foi uma grande experiência e uma oportunidade rara de participar de aulas práticas com enfoque em ciência e tecnologia, o que normalmente é insuficiente na formação do ensino médio.


Palavras-chave:  Ciência, Ensino, Microbiologia, Popularização