XXI ALAM
Resumo:475-2


Prêmio
475-2Atividade antimicrobiana de filmes de amido e glicerol, reforçados com nanocelulose e ativados com própolis vermelha
Autores:Samantha Serra Costa (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Alaíse Gil Guimarães (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Janice Izabel Druzian (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Filmes biodegradáveis ativos são obtidos de polímeros naturais e adicionados de substâncias com objetivo de aumentar a vida de prateleira dos alimentos através do contato com o produto acondicionado. Estudos apontam que a incorporação de nanocelulose a esses filmes melhoraram algumas de suas propriedades. Entre os agentes ativos incorporados, têm-se interesse pelos naturais, como os extratos de própolis. Das variedades de própolis, a vermelha, se destaca pelo potencial antimicrobiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver e verificar a ação antimicrobiana de filmes elaborados à base de amido e glicerol, reforçados com nanocelulose e incorporados com própolis vermelha. A nanocelulose foi extraída da fibra de licuri, através da hidrólise ácida e, o extrato alcoólico de própolis foi obtido pela imersão da própolis em álcool a 70%, seguida de filtração. Para elaboração dos filmes, utilizou-se ensaios com concentrações fixas de amido (4%) e glicerol (1%), e concentrações variáveis de nanocelulose (0-1%) e de extrato de própolis (0,4-1%) de acordo com o planejamento experimental. Os filmes foram obtidos pelo processo casting, determinando-se a atividade de água e a atividade antimicrobiana, que foi verificada in vitro, através de teste de difusão, medindo os halos de inibição formados sobre Bacillus cereus, Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes. Valores entre 0,407 e 0,548 foram obtidos para atividade de água. O gráfico de pareto revelou que a nanocelulose teve influência significativa (p<0,05) e inversamente proporcional na atividade de água dos filmes. Com relação a ação antimicrobiana, diâmetros de inibição médios entre 10,3 e 16,7mm foram obtidos para Bacillus cereus, entre 10,7 e 16,7mm para Staphylococcus aureus e entre 12,3 e 19,7mm para Listeria monocytogenes. Os gráficos de pareto demonstraram que a atividade antimicrobiana foi afetada significativamente (p<0,05) pela concentração de própolis adicionada aos filmes. Os resultados demonstraram que os filmes podem ser uma alternativa para o controle no desenvolvimento de microrganismos nos alimentos, prolongando sua vida de prateleira. Agradecimentos a CAPES e ao CNPQ pelo financiamento dos projetos Nanobiotec-13 e Vitopel (505831/2008.2), respectivamente, e a FAPESB, pela bolsa de mestrado.


Palavras-chave:  Atividade de água, Bacillus cereus, Salmonella spp.