XXI ALAM
Resumo:460-1


Poster (Painel)
460-1ISOLAMENTO, QUANTIFICAÇÃO, E IDENTIFICAÇÃO DE Candida spp. DA CAVIDADE ORAL DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS: COMPARAÇÃO DE DOIS MÉTODOS.
Autores:Bruna Nogueira da Silva (ICBIM - UFU - Insttuto de Ciências Biomédica - Univ. Federal de Uberlândia / ESTES - UFU - Escola Técnica de Saúde - Universidade Federal de Uberlândia) ; Reginaldo dos Santos Pedroso (ESTES - UFU - Escola Técnica de Saúde - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ralciane de Paula Menezes (PGCS - FAMED - UFU - Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Uberlândia / ESTES - UFU - Escola Técnica de Saúde - Universidade Federal de Uberlândia) ; Thais Chimati Felix (FAMED - UFU - Graduação em enfermagem - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

As leveduras do gênero Candida são leveduras oportunistas, que em situações de desequilíbrio da microbiota local, disfunção hormonal ou do sistema imune pode levar o indivíduo passar do estado de portador para doente, ocorrendo então invasão dos tecidos, o que resulta em candidíase. A incidência de infecções por outras espécies do gênero Candida tem aumentado, prevalecendo C. albicans. A saliva exerce uma atividade importante para a colonização de Candida spp. na cavidade bucal, regulando a aderência e multiplicação das células fúngicas, sendo o dorso da língua o reservatório primário do fungo. A saliva age como uma proteção, onde a boca seca ou xerostomia provoca um aumento no número de leveduras e o risco de candidíase oral. Não existe consenso sobre o método adequado para demonstrar a colonização da boca por Candida spp., especialmente quanto à quantificação das leveduras nos indivíduos colonizados, desta forma, o objetivo deste trabalho foi comparar duas técnicas de coleta para recuperação de leveduras da cavidade bucal. Foram analisadas amostras da cavidade bucal de 50 indivíduos, obtidas através de 2mL de saliva colhidos diretamente em frasco esterilizado, e simultaneamente foram colhidos o líquido resultante de bochecho com 10mL de salina esterilizada. As amostras foram semeadas em ASD-cloranfenicol e àgar cromogênico, com alça calibrada esterilizadas de 10μL. A amostra bochechada foi processada também após concentração 10:1, centrifugada durante 10 minutos a 1.800 rpm. As leveduras foram identificadas por métodos clássicos: ágar cromogênico, tubo germinativo, análise micromorfológica, auxanograma e zimograma Vinte e oito (56%) indivíduos apresentaram culturas positivas para leveduras nas amostras colhidas por bochecho, sendo que 20 (64,29%) foram C. albicans, 6 (21,42%) C. tropicalis, 3 (10,71%) C. krusei, 1 (3,57%) C. kefyr, 1 (3,57%) C. pelliculosa, 1 (3,57%) C. parapsilosis, e outras, 3 (10,71%) Candida sp. (não identificadas). Apenas 17 (34%) indivíduos apresentaram culturas positivas, quando foram considerados os isolamentos a partir da saliva. A técnica do bochecho apresentou maior positividade de leveduras na cavidade bucal dos indivíduos, sendo uma metodologia mais sensível que a da saliva pura, podendo aumentar o isolamento de espécies que não são comumente isoladas da saliva. O bochecho também é menos desconfortável para o indivíduo no momento de coleta. Observou-se que a frequência de positividade foi de acordo com o encontrado na literatura, e que alguns indivíduos encontraram-se colonizados por mais de uma espécie. Conclui-se que a técnica de coleta através do bochecho é mais sensível na recuperação de leveduras da cavidade bucal.


Palavras-chave:  Candida, Candidíase, Cavidade oral, Leveduras, Saliva