XXI ALAM
Resumo:442-3


Poster (Painel)
442-3O Laboratório Didático de Microbiologia como espaço na formação profissional – a experiência do Ifes – Vitória
Autores:Adriana Marcia Nicolau Korres (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo) ; Sheila Souza da Silva Ribeiro (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo) ; Glória Maria de Farias Viégas Aquije (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo)

Resumo

Este trabalho relata a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada pelos alunos, professores e técnicos do Laboratório Didático de Microbiologia do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes (Campus Vitória) entre 2004 e 2012. O Laboratório vem colaborando na formação de estudantes do curso Técnico em Química, cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Licenciatura em Química e Engenharia Sanitária e Ambiental. O Laboratório oferece vagas anuais para estagiários de nível superior e monitores, fornecendo oportunidade para a complementação do aprendizado na área. O ambiente foi explorado para muito além de suas possibilidades de aulas práticas, pois oportunizou o desenvolvimento de habilidades e experiências em diferentes áreas da Microbiologia. O Laboratório oportunizou vagas de estágio para 10 estudantes de graduação, 21 alunos prestaram monitorias, sete alunos desenvolveram projetos de iniciação científica, 10 realizaram trabalhos de conclusão de curso e uma monografia de especialização foi desenvolvida no Laboratório. No período de agosto de 2004 a julho de 2012, os membros do Laboratório participaram de eventos internacionais, nacionais e regionais apresentando trabalhos desenvolvidos pelo grupo. A vivência no laboratório extra-aula propicia o conhecimento integrado de assuntos como Química, Biossegurança, Biotecnologia e outros envolvidos nas atividades cotidianas da prática laboratorial. A experiência favorece o desenvolvimento pessoal dos estudantes, rompendo dificuldades de relacionamento, estimulando convívio social dos mais retraídos. O Laboratório realiza seminários e grupos de estudo que favorecem diversas habilidades cognitivas, inclusive o pensamento crítico, capacidade de síntese e a capacidade de se expressar em público. Uso de métodos ativos de ensino, como é o caso do uso do Laboratório didático extra-aula na formação profissional esclarece ao estudante o fato de que o aprendizado das ciências e o estudo de suas inter-relações podem ser oriundos da prática e não somente pela transmissão de definições diretamente do professor e do livro didático. Os conceitos e aplicações da Microbiologia são discutidos nas aulas práticas e teóricas no contexto da abordagem social e científica, buscando não só a apropriação dos conteúdos propostos na ementa pelos alunos, mas também a discussão dos temas atuais e importantes para a vida cotidiana. A vivência no Laboratório busca a formação e alfabetização científica, contextualizando o ensino de ciências em uma perspectiva crítica e prática. A vivência da rotina de um laboratório, com as técnicas e material científico associado ao tema Microbiologia colaborou com a formação profissional e intelectual dos estudantes e na integralização dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.


Palavras-chave:  educação profissional, ensino de Microbiologia, laboratório didático