XXI ALAM
Resumo:425-3


Poster (Painel)
425-3Bioprospecção de substâncias bioativas com propriedade antifúngicas de fungos endofíticos de Araucaria angustofolia presentes em Minas Gerais.
Autores:Mirna Giselle Moreira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mirna Giselle Moreira (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O Brasil é considerado o país de maior diversidade de vida do planeta. A importância da biodiversidade foi compreendida há poucos anos, com o desenvolvimento da biotecnologia,que quanto mais diversidade de vida mais variados produtos poderia desenvolver, principalmente em termos farmacológicos. Estatísticas e estudos publicados,cerca de 25% dos medicamentos existentes foram elaborados com ingredientes ativos extraídos de plantas e micro-organismos e entre os dez medicamentos com maior faturamento no mundo em 2010,5 são biotecnológicos,com o uso da bioprospecção que é definida como método de localizar,avaliar e explorar legalmente a diversidade de vida existente em determinado local,tem como objetivo a busca de recursos para fins comerciais. Materiais e métodos A coleta foi realizada em Monte Verde no sul de Minas Gerais,foram coletadas amostras de folhas e cascas de 30 indivíduos de Araucaria angustifolia,os fragmentos das folhas e cascas foram inoculadas em meio de cultura ágar batata dextrosado,mantidos BOD por até 60 dias,após crescimento e isolamento dos fungos filamentosos,foram produzidos extratos de cada isolado,que foram transferidos para tubos cônicos de 50 mL contendo Etanol(PA),deixados por 15 dias em câmara fria,o conteúdo foi filtrado em frascos de vidros e tubos de 1,5mL,sendo estes secos em centrifuga a vácuo e solubilizados em dimetilsufóxido a uma concentração de 100mg/mL,para realização dos ensaios biológicos contra linhagens de Candida albicans,C. krusei e Cladosporium sphaerosperum pelo método de diluição em placa com leitores de microtitulação que permite e manipulação dos dados em computador. Discussão dos resultados Foram obtidos 307 isolados fúngicos sendo estes agrupados em padrões macromorfológicos apresentando aproximadamente 203 espécimes distintas,sendo estas ainda a ser identificadas por análise moleculares,dentre estes 8 isolados para Candida albicans,19 para C.Krusei e 1 para Cladosporium sphaerosperum que tiveram seus extratos testados nos testes biológicos contra estes alvos apresentaram valores de inibição acima de 65%. Conclusão Sob o ponto de vista da bioprospecção os fungos endofíticos apresentam como fontes promissoras na busca de novos fármacos ou modelos para tal,sendo comprovado nos resultados encontrados no presente trabalho,cuja as substâncias sofreram identificação e caracterização para serem melhor utilizadas.


Palavras-chave:  antifúngicas, Araucaria angustofolia, fungos endofiticos, bioprospecçao