XXI ALAM
Resumo:425-1


Poster (Painel)
425-1Ação bactericida de extratos vegetais extraídos da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze presentes no Estados de Minas Gerais.
Autores:Mirna Giselle Moreira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mirna Giselle Moreira (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze é a espécie dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo no Sul do Brasil, no de estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, e em trechos da Argentina e Paraguai, conhecida por nomes populares: pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná. Foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)coloca-a em Perigo Crítico de Extinção. Dados populares de tribos indígenas indicam o uso da cascas do tronco e brotos dessa árvore como emoliente, antisséptica, no tratamento de problemas respiratórios. Sendo uma espécime endêmica do Brasil, existindo poucas publicações cientificas,justifica-se a importância deste trabalho em verificar se os seus extratos vegetais possui capacidade antibactericida. Matérias e Métodos. A coleta das amostras foi realizada no município de Monte Verde,situada no sul de Minas Gerais.Foram coletadas amostras de folhas e fragmentos de cascas de 30 indivíduos. As folhas e os fragmentos de cascas sofreu um processo de lavagem com água destilada e logo após foram colocadas em tubos cônicos de 50 mL com aproximadamente 35 mL de Etanol(P.A).Os tubos foram mantidos em Câmara fria a(-20ºC), por 15 dias.O sobrenadante de cada tubo foi filtrado para frascos de vidros e tubos de 1,5 mL sendo estes levados a centrifuga a vácuo, com temperatura inferior a 35ºC, após secos solubilizados em dimetilsufoxido (DMSO),para produção dos extratos brutos. Os extratos foram submetidos a testes de ação contra as linhagens de bactérias Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus aureus. Foi utilizado o método de microdiluição em placa com leitura de placas de microtitulação que permite o armazenamento e manipulação dos dados com um computador. Discussão dos resultados Quanto aos extratos dos fragmentos de cascas 17 indivíduos apresentarão ação inibitória de crescimento contra ao alvo Escherichia coli em mais de 80%, quanto as folhas 19 indivíduos apresentarão inibição de valores superiores a 70% para o mesmo alvo. Conclusão Foi verificado a ação bactericida com valores bem expressivos para os extratos vegetais brutos obtidos da Araucaria angustifolia,contra uma linhagem de bactéria Gram-negativa, que é causadora de varias patologias humanas, sendo o achado não publicado em nenhum anal cientifico até o momento.


Palavras-chave:  Araucaria angustifolia, extratos vegetais, Escherichia coli