XXI ALAM
Resumo:417-1


Poster (Painel)
417-1Microbiologia: Criatividade com Materiais Reutilizados
Autores:Maria Magali Stelato (PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas) ; Mariangela Cagnoni Ribeiro (PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

Estando em foco a sustentabilidade do planeta, lançamos a estratégia de aprendizagem da Microbiologia com materiais reutilizados, pois o desafio pedagógico é usar o conhecimento como uma ferramenta de interação com o mundo atual, isto é fazer o aluno entender que ele precisa construir o seu conhecimento à partir da compreensão do conteúdo desenvolvido pelo professor, com a percepção de que o ensino deve estar relacionado com realidade. Evidenciar a compreensão é produzir a capacidade de pensar de forma flexível, de saber mobilizar conhecimentos adquiridos, de explicar e justificar. Após o desenvolvimento do conteúdo sobre estrutura e morfologia de micro-organismos foi solicitado aos alunos que formassem grupos e, com criatividade desenvolvessem um instrumento pedagógico sobre o tema abordado usando materiais reutilizados. Como resultado foram obtidas replicas de uma estrutura viral e de uma célula bacteriana, reutilizando diferentes materiais para cada estrutura (garrafa pet, sacos plásticos, jornal, papel cartão, lã, etc.), esses estimulam recursos visuais e induzem a manipulação das estruturas. Também foram produzidos jogos interativos (tabuleiro de perguntas e respostas e passe e repasse) utilizando os mesmos materiais, para demonstrar as diferenças entre vírus, bactérias e fungos. No final do semestre os modelos pedagógicos foram encaminhados ao laboratório didático pedagógico da Faculdade de Ciências Biológicas para serem utilizados nos estágios de licenciatura. Esta estratégia permitiu que o aluno fosse o protagonista de seu conhecimento. Dar-lhe voz é a resposta a um novo modelo de aprendizagem, entendendo o ato de compreensão como ferramenta de reflexão para criar ideias, pensar e agir com flexibilidade, resolver problemas e transformar a vida diária. Assim os alunos foram desafiados a produzirem conhecimento sobre agentes microscópicos através da reutilização e reciclagem de materiais demonstrando que é possível obtermos sustentabilidade com criatividade na produção do conhecimento.


Palavras-chave:  ensino, microbiologia, reciclagem