XXI ALAM
Resumo:386-1


Prêmio
386-1Uso da analogia “Arvore da vida” para diagnóstico inicial rápido dos conhecimentos prévios dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Microbiologia
Autores:Kátia Maria Gomes Machado (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos)

Resumo

Analogias e metáforas constituem instrumentos cognitivos importantes para o ensino de ciências. Durante as aulas de Microbiologia, no 7 semestre do Curso de Ciências Biológicas, foi possível observar dificuldades dos alunos em associar, aos microrganismos, conceitos aprendidos para seres macroscópicos. A estratégia pedagógica foi desenvolvida com o objetivo principal de prospectar ideias prévias dos estudantes da relação dos microrganismos com os demais seres vivos. No inicio da disciplina, foi solicitada aos alunos a tarefa de representar sua percepção do parentesco dos microrganismos com os demais seres vivos (restringindo-se aos grandes grupos) por meio da analogia “Árvore da Vida”. A atividade consistiu em: 1) sensibilização para a tarefa com explicitação do objetivo principal; 2) produção individual ou em subgrupos do esquema; 3) colocação do esquema de um dos grupos no quadro; 4) contribuição dos demais grupos, um a um: concordância, discordância ou propostas de alterações justificadas. Assim, ao final da atividade foi produzido esquema representativo das ideias da classe. Em 2007 e 2008, foi empregada para sensibilização uma citação de Steven J. Gould. A partir de 2009, a comemoração do bicentenário do nascimento de Darwin foi usada como motivação, sendo apresentado desenho da “Arvore da vida” publicado em “A Origem das Espécies”. Na aula seguinte, as ideias e hipóteses da classe foram confrontadas por meio de exposição dialogada sobre os principais sistemas de classificação dos seres vivos (Aristóteles, Haeckel, Copeland, Witttaker, Margulis, Woese, Doolitle), outras representações científicas e artísticas da “árvore da vida” por meio da computação gráfica e apresentação do projeto Assembling the tree of life. De 2007 a 2011, esta atividade foi aplicada em cinco turmas, envolvendo 86 estudantes (licenciatura e/ou bacharelado). No geral, a atividade foi considerada prazerosa pelos alunos, que participaram de forma ativa e curiosa da criação de diferentes formas de representação, incluindo artísticas. A atividade permitiu não apenas um diagnóstico inicial do conhecimento prévio dos alunos, mas, de forma lúdica, revelou dificuldades e lacunas. Dez alunos (12%) não mencionaram qualquer tipo microbiano, apenas 6 alunos (7%) da classe de 2011 citaram Archaea e 22 alunos (26%) não estabeleceram relação evolutiva dos microrganismos com os demais seres vivos.


Palavras-chave:  ideias prévias, diagnóstico, ensino de microbiologia, ensino superior