XXI ALAM
Resumo:385-2


Poster (Painel)
385-2EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO POR EXTRATO DE LEVEDURA E SAIS INORGÂNICOS EM MEIO DE SORO DE QUEIJO SUPLEMENTADO COM MELAÇO NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA E LIPÍDEOS DE Cryptococcus laurentii
Autores:Rodrigo Fernandes Castanha (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" / CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Adriano Pinto Mariano (EPM - École Polytechnique de Montréal) ; Lilia Aparecida Salgado de Morais (CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Shirlei Scramin (CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Regina Teresa Rosim Monteiro (CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura)

Resumo

A exploração de resíduos agroindustriais como matérias-primas aplicadas na conversão de lipídeos por leveduras, possibilitam um destino mais sustentável a estes resíduos, visto que matéria-prima lipídica possui grande interesse comercial na síntese de biocombustíveis e outros produtos da indústria oleoquímica. Objetivando avaliar os efeitos da suplementação com extrato de leveduras e sais inorgânicos em meio de soro de queijo, suplementado com melaço, na produção biomassa e lipídeos de Cryptococcus laurentii foi realizado um delineamento Plackett-Burman. Foram estudadas sete variáveis independentes: extrato de levedura, KH2PO4, NaH2PO4, MgSO4∙7H2O, CaCl2∙2H2O, FeCl3∙6H2O e ZnSO4∙H2O, sendo testadas nos níveis inferior e superior com doze ensaios mais cinco repetições no ponto central, além de controle realizado, sem suplementação por extrato de levedura e sais inorgânicos. Os ensaios foram conduzidos em frascos Erlenmeyers de 125 mL com 50 mL de soro de queijo, suplementado com as sete variáveis avaliadas mais a adição de melaço na concentração de 50 g L-1 e pH inicial do meio de 6,5. Posteriormente adicionou-se 4% (v/v) de inóculo e o cultivo aeróbio realizado a 28ºC, sob agitação de 180 rpm, por 360h. Foram utilizados diagramas de Pareto para estimar os efeitos principais de cada variável. A maior produção de biomassa e lipídeos foi de 20,23 g L-1 e 2,96 g L-1, respectivamente, representando um aumento de 93% em relação à produção de lipídeos obtida no controle (1.53 g L-1). Nenhum dos fatores teve um efeito estatisticamente significante na produção de biomassa e somente a concentração de ZnSO4∙H2O afetou positivamente a produção de lipídeos, definindo a suplementação do meio no nível superior para concentração de ZnSO4∙H2O e no nível inferior os demais fatores. Assim, a condição de cultivo otimizada consiste em 360 h de fermentação, pH inicial do meio de cultivo de 6,5 e suplementação por (g L-1): 50 melaço, 0,5 extrato de levedura, 4 KH2PO4, 1 NaH2PO4, 0,75 g MgSO4∙7H2O e 0,002 ZnSO4∙H2O. Os lipídeos produzidos na condição otimizada revelaram predomínio de lipídeos neutros (85,76%), apresentando alto teor de ácidos graxos saturados e monosaturados, de cadeia longa com 16 e 18 átomos de carbono, composto majoritariamente pelo ácido oléico, seguido pelo esteárico, palmítico e linoleíco, o que possibilita sua aplicabilidade como fonte de triglicerídeos para biodiesel.


Palavras-chave:  Cryptococcus laurentii, lipídeos microbianos, melaço, soro de queijo, suplementação