XXI ALAM
Resumo:385-1


Poster (Painel)
385-1OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO E COMPOSIÇÃO DO MEIO PARA PRODUÇÃO DE LIPÍDEOS POR Cryptococcus laurentii USANDO SORO DE QUEIJO SUPLEMENTADO COM MELAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:Rodrigo Fernandes Castanha (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" / CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Adriano Pinto Mariano (EPM - École Polytechnique de Montréal) ; Lilia Aparecida Salgado de Morais (CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Shirlei Scramin (CNPMA/EMBRAPA - Embrapa Meio Ambiente) ; Regina Teresa Rosim Monteiro (CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura)

Resumo

O uso de substratos de baixo custo para a produção de bioprodutos geralmente exige suplementação com nutrientes e fontes de assimiláveis de carbono. Por esta razão, um aspecto adicional e importante para melhorar a economia da produção de biodiesel empregando micro-organismos oleaginosos e matérias-primas de baixo custo, é assegurar um fornecimento de suplemento á um custo mínimo. Neste contexto o objetivo da presente pesquisa foi à otimização da condição de cultivo e composição do meio para a produção de biomassa e lipídeos por Cryptococcus laurentii em meio queijo de soro de leite suplementado com melaço de cana-de-açúcar. Erlenmeyers (125 mL) contendo 50 mL do meio de fermentação foram inoculados com 2 mL de inóculo e incubados a 28ºC e 180 rpm. Condições de cultivo (tempo de fermentação e pH) e composição (concentrações de melaço) foram otimizadas utilizando um planejamento fatorial completo para avaliar os efeitos desses fatores sobre a biomassa e produção de lipídeos. Cada fator foi avaliado em dois níveis (nível inferior e superior) e o ponto central. O número total de experimentos foi de oito ensaios mais um ensaio no ponto central e experimento controle, realizado sem suplementação de melaço, ajuste do pH inicial e tempo de fermentação igual a 240 h. As superfícies de resposta mostraram maximização da produção de biomassa e lipídeos na faixa de 50 a 75 g L-1 de melaço, tempo de fermentação 315-360 h, e um pH de 5,8 a 6,5. A produção máxima de biomassa (16,58 ± 1,47 g L-1) e lipídeos (1,53 ± 0,12 g L-1) foi obtida em pH = 6,5; tempo de fermentação de 360 h; 50 g L-1 melaço, no controle, as concentrações de biomassa e lipídeos foram 4,57 ± 0,80 g L-1 e 1,27 ± 0,28 g L-1, respectivamente. Em relação ao controle, a condição otimizada aumentou a produção de biomassa e lipídeos em 263% e 20%, respectivamente. A fração de lipídeos neutros foi à fração predominante, seguido por glicolipídeos mais esfingolipídeos e fosfolipídeos tanto no controle, como na condição otimizada. Os lipídeos foram compostos principalmente por ácidos graxos de 16 e 18 átomos de carbono, majoritariamente composto por ácido oleíco, esteárico, palmítico, e ácido linoleíco. O alto teor (57,5%) de ácidos graxos saturados nos lipídeos produzidos por C. laurentii a partir de soro de queijo suplementado com melaço mostrou se adequado para a produção de biodiesel.


Palavras-chave:  Cryptococcus laurentii, leveduras, lipídeos microbianos, melaço, soro de queijo