XXI ALAM
Resumo:377-1


Poster (Painel)
377-1Fatores de Virulência de Escherichia coli isoladas de perus com aerossaculite: pesquisa dos genes tsh, iss, iuc e pap
Autores:Maria Gabriela Xavier de Oliveira (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Mirela Caroline Vilela de Oliveira (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Tereza Abujamra (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Débora Durani Sena de Gobbi (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Cristina Roman Amigo (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Marcos Paula Vieira Cunha (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Andrea Micke Moreno (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Terezinha Knöbl (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A criação de perus vem se expandindo no Brasil nas últimas duas décadas, com um aumento significativo do consumo de embutidos e produtos derivados da carne. Entretanto, a literatura nacional sobre as doenças que afetam os perus ainda é bastante escassa. A aerossaculite é uma doença inflamatória, com deposição de fibrina em sacos aereos, que ocorre frequentemente em aves infectadas com Escherichia coli patogênicas para aves (APEC), sendo esta a causa mais frequente de condenação de carcaças em abatedouros de aves. O objetivo do presente estudo foi investigar a frequencia dos genes de virulência iss (increased serum survival), tsh (temperature sensitive haemagglutinin), iuc (aerobactin syntesis) e pap (pyelonephritis) em 300 perus com aerossaculite. A extração de DNA foi realizada segundo a metodologia descrita por Boom et al (1990). Quatro pares de primers foram utilizados na pesquisa de fatores de virulência. Na eletroforese foram testadas as bandas dos seguintes genes tsh (420 pb), iss (760 pb), iuc (602pb) e papC (501 pb). A bactéria Escherichia coli estava presente em 225 das 300 (75%) amostras analisadas. Das 225 amostras, 211 foram positivas para iss (93,77%), 153 para iuc (68%), 128 para tsh (56,88%) e 33 amostras positivas para papC (14,66%). As amostras foram agrupadas geneticamente em 15 perfis distintos, com maior proporção da combinação dos genes iuc, tsh e iss (38,22%). Os dados deste trabalho demonstram a elevada freqüência dos genes de virulência de APEC nas amostras isoladas de perus com aerossaculite. A combinação iuc+, tsh+ e iss+ tem sido considerada por vários autores como um marcador importante de virulência de APEC.


Palavras-chave:  Escherichia coli, perus, aerossaculite, fatores de virulência, ornitopatologia