XXI ALAM
Resumo:343-1


Poster (Painel)
343-1Detecção dos genes de resistência e análise do perfil de resistência aos antibióticos em Aeromonas em amostras de água
Autores:Elisabeth Mendes Martins de Moura (FSP - Faculdade de Saúde Pública) ; Milena Dropa (FSP - Faculdade de Saúde Pública) ; Glavur Rogerio Matté (FSP - Faculdade de Saúde Pública) ; Maria Helena Matté (FSP - Faculdade de Saúde Pública)

Resumo

Introdução: Para o tratamento de algumas infecções de origem bacteriana são empregados antibióticos de amplo espectro. Com o uso de antibióticos as bactérias estão desenvolvendo mecanismos para se tornarem resistentes a estes fármacos. Esta resistência tem grande impacto na saúde pública, uma vez que essas cepas contêm genes de resistência a múltiplas drogas os quais podem ser transportados por elementos móveis, possibilitando a disseminação desses genes através da água e alimentos. Objetivo: Detectar genes de resistência a antibióticos utilizando a PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e analisar o perfil de sensibilidade à antibióticos de Aeromonas coletadas em amostras de água. Materiais e métodos: Foram analisados 24 isolados de Aeromonas spp., sendo 4 isolados de A. caviae, 3 isolados de A. aquariorum, 5 isolados de A. sanarellii, 5 isolados de A. hydrophila, 2 isolados de A. jandaei e 5 isolados de Aeromonas spp. coletados entre os anos 1995 e 2000, provenientes de esgoto, rio, lagoa e reservatório, da cidade de São Paulo. Para a reação da PCR foi realizada a extração do DNA genômico e plasmidial por intermédio do método de choque térmico (Chapman). Foram utilizados iniciadores capazes de detectar os genes do grupo das cefalosporinas de espectro estendido (ESBL), metalo-β-lactâmicos (MBL) e AmpC β-lactamases. E para a análise do perfil de resistência foram utilizados os antibióticos das classes dos β-lactâmicos, macrolídeos, anfenicóis, tetraciclinas, aminoglicosídeos e quinolonas, de acordo com o CLSI de 2009 Discussão dos resultados: Todas as Aeromonas são resistentes a ampicilina, um antibiótico de amplo espectro, sendo esta resistência é uma característica do gênero. O estudo realizado por GIRLICH et al., 2011 considerou as Aeromonas como reservatórios de genes e consequentemente uma ameaça para a saúde pública. De acordo com NAVINER et al, 2011, é possível que Aeromonas spp. exerçam o papel de fornecedoras de genes de resistência para outras bactérias patogênicas. Entre bactérias ubíquas no ambiente, como as Aeromonas, a resistência aos antibióticos está se tornando comum. Isso se deve, principalmente, pela ampla utilização destes fármacos pelo homem. A resistência entre as bactérias está circulando entre os nichos ecológicos e, portanto o aumento das taxas de resistência aos antibióticos está se tornando um problema grave a saúde pública. Conclusão: Foram detectados grande variedade de genes de resistência como também um alto índice de resistência aos antibióticos dentre os antibióticos utilizados.


Palavras-chave:  Aeromonas, genes de resistência, perfil de resistência