XXI ALAM
Resumo:325-1


Poster (Painel)
325-1FORMIGAS (FORMICIDAE) COMO VETORES DE BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS EM AMBIENTE HOSPITALAR DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, AMAZÔNIA OCIDENTAL.
Autores:Gabriel de Deus Vieira (FSL - Faculdade São Lucas) ; Thaianne da Cunha Alves (FSL - Faculdade São Lucas) ; Olívia Bezerra da Silva (FSL - Faculdade São Lucas) ; Flávio Aparecido Terassini (FSL - Faculdade São Lucas) ; Ana Paula de Azevedo dos Santos (FSL - Faculdade São Lucas) ; Nilson Cardoso Paniágua (FSL - Faculdade São Lucas) ; Carolina Bioni Garcia Teles (FSL - Faculdade São Lucas)

Resumo

Introdução: As formigas são consideradas vetores mecânicos de vários tipos de microrganismos e possíveis agentes patogênicos, constituindo um problema de saúde pública, especialmente quando a sua infestação se dá em hospitais. Bactérias do gênero Staphylococcus estão presentes em várias doenças humanas, sendo a espécie mais virulenta e o principal patógeno causador de infecções hospitalares. Com isso, esse estudo visa estudar a presença de bactérias Gram Positivas em formigas de um hospital da rede pública de Porto Velho, RO. Materiais e Métodos: As formigas foram coletas na sala de emergência, setor de pneumologia e de gastroenterologia com o uso de Swab estéril umedecido em soro fisiológico e transferidas, 10 a 10, para tubos de ensaio contendo TSB suplementado com 7,5% de NaCl para o transporte. Os tubos foram incubados a 35°C por 24h. Após, alíquotas do meio foram semeadas em placas contendo meio Ágar Manitol por 24h. Foi realizado a coloração de Gram e os testes de caracterização do gênero Staphylococcus para as colônias isoladas. Resultados: Foram coletadas 130 formigas (12 pools) pertencentes à família Formidae. Desse total, 30 formigas foram capturadas na sala de emergência, 50 no setor de pneumologia e 50 no setor de gastroenterologia. Cinco amostras não apresentaram crescimento. Foram identificadas bactérias pertencentes dos gêneros Micrococcus sp. (11%), Streptococcus sp. (22%) e 56% das bactérias do gênero Staphylococcus divididos em S. saprophyticus (34%), S. aureus (11%) e S. epidermidis (11%), evidenciando a capacidade das formigas de serem bons vetores mecânicos de bactérias. Conclusão: Concluiu-se que as formigas são importantes vetores de patógenos nosocomiais e entre as bactérias isoladas a família Staphylococcus saprophyticus foi a mais freqüente, apontando risco de disseminação desses microrganismos por esse tipo de inseto no ambiente hospitalar.


Palavras-chave:  Formigas, Vetores Mecânicos, Infecção Hospitalar.