XXI ALAM
Resumo:320-1


Poster (Painel)
320-1Comparação da suscetibilidade de isolados de M. tuberculosis frente aos tuberculostáticos da dose fixa combinada agindo separadamente ou associados.
Autores:Vanessa Albertina Agertt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vanessa da Costa Flores (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jaciane Baggiotto Marques (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Bianca Vendruscolo Bianchini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Pauline Cordenonsi Bonez (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Tanise Vendruscolo Dalmolin (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Marli Matiko Anraku de Campos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O sistema de tratamento para a tuberculose recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose/Ministério da Saúde (PNCT/MS) desde 1979, com a introdução da rifampicina e unificações de ações, foi modificado. As principais mudanças propostas pelo Comitê Técnico Assessor do PNCT/MS são: introduzir um quarto fármaco, o etambutol, na fase de ataque e adotar a associação dos fármacos em forma de comprimidos, com doses fixas combinadas (DFC) 4 em 1, para a fase de tratamento intensivo, e 2 em 1, para fase de manutenção. Devido à grande incidência da tuberculose no Brasil e no mundo, a emergência de cepas resistentes e a implantação de novas terapias pelo Ministério da Saúde este trabalho objetivou comparar a suscetibilidade dos isolados de M. tuberculosis do Hospital Universitário de Santa Maria frente aos tuberculostáticos da dose fixa combinada agindo separadamente ou associados. A suscetibilidade aos antimicrobianos associados (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) foi avaliada através do método de microdiluição em caldo. A rifampicina e a isoniazida foram testadas nas concentrações de 0,25 a 8 µg/mL, a pirazinamida nas concentrações de 25 a 800 µg/mL e o etambutol nas concentrações de 4 a 128 µg/mL. Os quatro fármacos foram testados em associados nas mesmas concentrações citas acima, foi preparada uma solução onde a concentração de cada fármaco fosse a mesma utilizada nos teste dos fármacos isolados. Apesar de ter sido encontrado várias cepas resistentes a um, dois ou três fármacos, quando testadas frente aos quatro fármacos associados nenhuma cepa foi considerada resistente. Este fato vem ao encontro ao conceito da DFC o qual pretende unir os quatro medicamentos anti-TB para combater a resistência dos bacilos. Como já foram realizados estudos que mostram a bioequivalência entre os fármacos da DFC acreditamos que as mudanças no tratamento da tuberculose pelo PNCT/MS servirão para combater as cepas de M. tuberculosis resistentes a primeira linha de medicamentos utilizados contra a tuberculose.


Palavras-chave:  dose fixa combinada, Suscetibilidade, tuberculose