XXI ALAM
Resumo:318-4


Poster (Painel)
318-4Incidência da bactéria Staphylococcus aureus na mucosa nasal e em mãos de manipuladores de alimentos em uma creche no município de Guarapuava-PR.
Autores:Lidiane Cristina de Ré (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Juliana Aparecida Freiberger (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Rosilene Rebeca (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Adriana Knob (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

A ingestão de alimentos é de extrema importância ao ser humano, e estes devem estar em qualidade adequada. Toda pessoa que entra em contato direta ou indiretamente com alimento é considerada um manipulador de alimento, e este deve ter cuidado redobrado com a higiene de suas mãos uma vez que estas podem ser fontes de transmissão de doenças. O presente trabalho objetivou estimar a prevalência de portadores de Staphylococcus aureus em 20 manipuladoras de alimentos em uma creche municipal da cidade de Guarapuava-PR, bem como verificar se o procedimento de lavagem das mãos realizado pelas manipuladoras está sendo realizado de maneira apropriada. Amostras coletadas das mãos e das narinas das manipuladoras de alimentos foram semeadas em meio Chapman. Após a incubação por 24-48 horas, a 37 °C, colônias características de S. aureus foram submetidas à coloração de Gram e aos testes da catalase, coagulase e DNAse. Os resultados evidenciaram que 95% das manipuladoras eram portadores da bactéria S. aureus. A maior incidência de colonização foi encontrada na mucosa nasal, seguida por suas mãos. A presença de uma toalha comum, utilizada por algumas das voluntárias para a secagem das mãos, foi apontada como um dos principais reservatórios suspeitos da espécie microbiana em questão. Na maior parte das vezes, o procedimento de lavagem das mãos pelas manipuladoras de alimentos foi capaz de reduzir, consideravelmente, a população microbiana presente. Entretanto, em alguns casos, este não foi conduzido de maneira apropriada, indicando a necessidade de se reavaliar o processo. A partir dos resultados obtidos sugere-se que os manipuladores de alimentos são importantes fontes de contaminação de S. aureus, sendo necessário adotar boas praticas de manipulação dos mesmos a fim de prevenir sua contaminação. Estes cuidados, por sua vez, devem ser redobrados quando os alimentos forem destinados às crianças, a faixa etária mais acometida por intoxicações estafilocócicas transmitidas por alimentos.


Palavras-chave:  Crianças, Estafilococos, Manipuladores, Portadores nasais, Prevalência