XXI ALAM
Resumo:300-2


Poster (Painel)
300-2Análise e identificação de microrganismos patógenos e indicadores microbiológicos referentes à qualidade higiênico-sanitário do caldo de cana (garapa), consumido no interior do estado de São Paulo.
Autores:Paulo Eduardo Budri (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Vera Lucia Morel Rall (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Livia Gramolini Baptistão (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O estado de São Paulo é o maior produtor de cana de açúcar do Brasil, com aproximadamente 346 milhões de toneladas na safra de 2008/2009. Essa grande produção, associada ao clima quente, favorece o comércio de caldo de cana na grande maioria das cidades do interior do estado. A contaminação por parasitas geralmente ocorre durante sua produção no campo e a contaminação por bactérias patogênicas está mais relacionada à manipulação pelos vendedores, equipamentos (moedores) e utensílios utilizados na extração do líquido. Tendo em vista a falta de dados em Botucatu e região, o objetivo do presente estudo foi analisar 50 amostras de garapa, quanto às exigências microbiológicas da RDC Nº12 (até 102 de coliformes termotolerantes, na ausência de Salmonella sp), além da presença de Staphylococcus aureus e Trypanosoma cruzi. Para determinação do número mais provável de coliformes termotolerantes foi usada a técnica de diluição da amostra em caldo lauril sulfato com um tubo de Durham invertido, para evidenciar a formação de gás, e posteriormente em caldo EC para a confirmação de coliformes termotolerantes (CT). A identificação de Salmonella sp. foi feita inicialmente por meios seletivos (XLD e SS) e posteriormente pelo sistema API-20E (Biomérieux). O Staphylococcus aureus foi identificado a partir de meio de cultura seletivo Baird Parker (coagulase positivo) e posteriormente por testes bioquímicos. Por fim, a identificação de Trypanossoma cruzi foi feita através da preparação de laminas por centrifugação, fixação e coloração Giemsa. Samonella sp., Staphylococcus aureus e Trypanosoma cruzi não estavam presentes nas amostras, entretanto, 82% das amostras apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes superior à permitida pela legislação, demonstrando condições inadequadas para a comercialização desse produto e também a falta de higiene por parte dos vendedores. Tendo em vista os resultados, é necessário um trabalho educativo, que conscientize os comerciantes sobre o problema da higiene e sanidade dos alimentos, os riscos para o consumidor e as conseqüências sociais envolvidas.


Palavras-chave:  Analise, caldo de cana, trypanosoma cruzi