XXI ALAM
Resumo:300-1


Poster (Painel)
300-1Analise da atividade bactericida do óleo essencial de Syzygium aromaticum sobre cepas de Staphylococcus aureus isoladas de leite de vaca com mastite subclínica.
Autores:Paulo Eduardi Budri (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Vera Lucia Morel Rall (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Nathalia Cristina Cirone Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Staphylococcus aureus são cocos gram-positivo que se arranjam em forma de cachos. Esse micro-orgasnismo apresenta grande relevância na bovinocultura leiteira, pois é o principal causador de infecções nas glândulas mamárias reduzindo a produção e a qualidade do leite, além do aumento do uso de medicamentos e morte dos animais. Tendo em vista a complexidade e a relevância econômica dessa bactéria, tem-se investido em novos compostos bactericidas. Os óleos essenciais (OEs) de condimentos aromáticos vêm sendo estudado quanto a sua capacidade antimicrobiana, e apresentando bons resultados. Assim, o estudo objetivou a determinação da concentração inibitória mínima para 90% das cepas estudadas (CIM90%) de OE de cravo da índia (Syzygium aromaticum), em 26 cepas de S. aureus previamente isoladas de leite de vacas diagnosticadas com mastite subclínica. O OE foi extraído por arraste de vapor em destilador (MA480 - Marconi) e a densidade foi obtida pesando-se o volume de 1ml. A metodologia utilizada para detecção do CIM90% foi a microdiluição em microplacas de ELISA do OE em meio Brain Heart Infusion (BHI) acrescido de Tween 80. Foram inoculados volumes padronizados de suspensão bacteriana e após o período de incubação foi feita a leitura com o indicador redox (resazurina). Para comprovar a ação bactericida, uma alíquota do poço que não revelou crescimento foi espraiada em uma placa de ágar sangue. Os resultados demonstraram que o óleo essencial de cravo da índia apresenta CIM90% de 0,3922 mg ml-1, indicando forte atividade bactericida mesmo estando em pequenas concentrações, corroborando com estudos da área. Baseado nisso podemos inferir que o OE de cravo da Índia é um potente agente contra S. aureus e com futuros estudos sobre a caracterização química e toxicidade podemos lançar mão desse composto natural contra doenças infecciosas e contaminações alimentares.


Palavras-chave:  Staphylococcus aureus, Cravo da Índia, MIC90