XXI ALAM
Resumo:288-1


Poster (Painel)
288-1FORMAS EXTRAPULMONARES DE TUBERCULOSE EM PACIENTES HIV POSITIVOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RS: ESTUDO RETROSPECTIVO DE TRÊS DÉCADAS
Autores:Vanessa da Costa Flores (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Bianca Vendruscolo Bianchini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jaciane Baggiotto Marques (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vanessa Albertina Agertt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caren Rigon Mizdal (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Pauline Cordenonsi Bonez (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Marli Matiko Anraku de Campos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Roberto Christ Vianna Santos (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano)

Resumo

A tuberculose (TB), causada pelo Mycobacterium tuberculosis, é uma doença infecto-contagiosa de evolução crônica que acomete principalmente os pulmões, podendo afetar outros órgãos e tecidos do organismo. Atualmente TB tem sido consideradauma das doenças mais associadas à infecção pelo HIV, uma vez que é considerada um dos principais fatores de risco na progressão de infecção latente pelo bacilo TB para doença ativa. As vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas dos pacientes portadores de HIV/AIDS contribuem desfavoravelmente para a co-infecção tuberculose, uma vez que a TB continua sendo um dos grandes problemas de SaúdePública para os países em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar as formas extrapulmonares de tuberculose em pacientes HIV positivos do município de Santa Maria. Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo para estimar as formas extrapulmonares de tuberculose em pacientes HIV positivos e não portadores do vírus. Foram coletados dados de 3.527 prontuários de pacientes com diagnóstico de TB, no período de 1971 a 2007, sendo estes pertencentes ao Laboratório de Tuberculose e Hanseníase, da Secrearia de Saúde do Município de Santa Maria- RS, a qual recebe a notificação de todos os casos de TB ocorridos no município. Dentre as formas extrapulmonares dos casos de tuberculose associada à AIDS, quanto os não associados, observa-se que há um predomínio da forma pleural, a qual apresenta imagens radiológicas anormais com lesão compatível com tuberculose em atividade caracterizada pela presença de infiltrado intersticial difuso. Notamos neste estudo que uma grande incidência de tuberculose linfática e tuberculose meníngea está associada a pacientes HIV positivos. Desta forma, os dados da presente pesquisa tornam indissociáveis à tuberculose extrapulmonar e a AIDS, percebendo-se a importância de que pacientes com tuberculose extrapulmonar sejam submetidos a um teste anti-HIV.


Palavras-chave:  Tuberculose, Extrapulmonar, HIV, Epidemiologia