XXI ALAM
Resumo:275-1


Poster (Painel)
275-1PERFIL DE SENSIBILIDADE MICROBIANA IN VITRO DE CEPAS DE Staphylococcus aureus E Escherichia coli ISOLADAS DE VACAS COM SUSPEITA DE MASTITE
Autores:Cléber Elias Marconatto (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Diane Scapin (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Débora Oro (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Eliandra Mirlei Rossi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Eduardo César Tondo (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A mastite é um dos principais problemas sanitários que afeta a produção leiteira e os principais agentes infecciosos dessa doença são as bactérias, das quais destacam–se Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo determinar o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de S. aureus e E. coli isolados de leite de vacas com suspeita de mastite na região extremo oeste de Santa Catarina. Foram coletadas 31 amostras de leite de forma asséptica. Após, foram inoculadas 1 mL da amostra em um tubo contendo caldo BHI e incubadas em estufa bacteriológica a 36 ± 1°C por 24 horas. Em seguida, foram semeadas em Agar Sal Manitol e Agar MacConkey e incubadas a 36 ± 1°C por 24-48 horas. Colônias características de E. coli e de S. aureus foram identificadas através de coloração de Gram e testes bioquímicos. O teste de suscetibilidade a antimicrobianos foi realizado pelo método de difusão em disco descrito por Kirby-Bauer, segundo as recomendações do CLSI (2010). Realizou-se um levantamento de dados, através da aplicação de um questionário aos produtores envolvidos no estudo. Das amostras coletadas, sete estavam contaminadas por S. aureus e duas por E. coli. Nos testes de sensibilidade realizados para S. aureus os antibióticos mais eficazes (100% de sensibilidade) foram Oxacilina, Nitrofurantoína, Ciprofloxacina, Gentamicina e Sufametoxazol- trimetroprima. A maior resistência encontrada (71,43% das cepas) foi para Ampicilina. Já para E. coli os antibióticos mais eficazes (100% de sensibilidade) foram Gentamicina, Imipenem, Ceftriaxona, Ciprofloxacina, Ceftazidima, Nitrofurantoína e Sulfametoxazol-trimetoprima. Porém, 100% das cepas de E. coli foram resistentes para Cefalotina. O levantamento de dados revelou que 92% dos produtores usam o teste California Mastitis Test para diagnóstico da mastite, mas 75% declararam nunca terem feito exames microbiológicos para confirmar tal infecção. Esses dados permitem concluir que embora nos últimos anos tenham sido realizados intensivos trabalhos para controlar a mastite, E. coli e S. aureus ainda aparecem como patógenos causadores dessa infecção. Além disso, o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos encontrado para as bactérias isoladas destaca a importância da realização de testes de suscetibilidade para auxiliar em tratamentos mais eficazes e diminuição da resistência bacteriana.


Palavras-chave:  Mastite, Antibióticos, Bactérias