XXI ALAM
Resumo:271-1


Poster (Painel)
271-1Análise do risco de contaminação alimentar por manipuladores de alimentos de um serviço de nutrição hospitalar de Minas Gerais
Autores:Cristina Maria Miranda Bello (FAMEFUNJOB - Faculdade de Medicina de Barbacena) ; Mariana Fonseca Cordeiro (FAMEFUNJOB - Faculdade de Medicina de Barbacena) ; Tiago Castro Mendes (FAMEFUNJOB - Faculdade de Medicina de Barbacena)

Resumo

Introdução: As doenças transmitidas por alimentos (DTA) podem ser contraídas por várias vias, destacando-se a conservação e a manipulação inadequadas dos alimentos. Os manipuladores representam um importante elo na cadeia epidemiológica das DTAs, uma vez que podem se tornar portadores sadios de microorganismos patogênicos, situação agravante em ambiente hospitalar. O presente estudo tem como objetivo analisar os microrganismos encontrados em fossas nasais, leitos ungueais e palmas das mãos de manipuladores de alimentos em um serviço de nutrição hospitalar. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, de caráter analítico, mediante coleta com swab embebido em solução salina - das palmas das mãos, fossas nasais e leitos ungueais - de 29 manipuladores de alimentos de serviço de nutrição hospitalar. Cultivo dos microrganismos em meios Ágar Sangue, Manitol, Sabouraud e McConkey e identificação pelos testes da catalase e coagulase e Instituto Adolfo Lutz (IAL). Resultados: Foram obtidas 231 amostras, das quais o Staphylococcus epidermidis foi o de maior prevalência (38,5%) e o Staphylococcus aureus o de segundo maior crescimento do total das amostras (29,4%). Outros achados relevantes foram a identificação da bactéria Escherichia Coli (2,31%). Sendo também encontradas, em menores proporções, Enterobacter sacarose negativa, Enterobacter sacarose positiva, Klebsiella, Proteus mirabilis e Pseudomonas sp. Discussão: Nossos resultados indicam que os patógenos com maior prevalência nas amostras foram o Staphylococcus epidermidis e o Staphylococcus aureus, comuns da microbiota normal da pele e de mucosas. A presença de bactérias do trato gastrointestinal, como a Escherichia coli, traduz uma preocupante fonte de contaminação alimentar, representando uma ameaça à saúde dos pacientes hospitalizados e sugerindo a carência de conhecimentos higiênico-sanitários pelos manipuladores de alimentos. Conclusão: Os resultados deste trabalho revelam que os manipuladores de alimentos colonizados constituem potencial fonte de contaminação alimentar e doenças. A expectativa é que este trabalho contribua de forma significativa para melhor conhecimento do problema e que medidas sejam tomadas visando a educação continuada e a prevenção da veiculação de patógenos em ambiente hospitalar.


Palavras-chave:  contaminação alimentar, manipuladores de alimentos, serviço de nutrição hospitalar