XXI ALAM
Resumo:269-1


Poster (Painel)
269-1Determinação dos parâmetros ótimos de produção de beta-glicosidases por Penicillium miczynskii, utilizando casca de abacaxi como substrato
Autores:Susan Michelz Beitel (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Diana Fortkamp (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Paulo Roberto da Silva (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Adriana Knob (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

Beta-glicosidases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações beta-glicosídicas, apresentando diversas aplicações biotecnológicas. Atualmente, o emprego de enzimas comerciais tem como principal limitação seu elevado custo de produção. A fim de contornar este problema, novas cepas microbianas capazes de produzir níveis mais elevados de enzimas aplicáveis industrialmente tem sido investigadas, empregando-se resíduos agroindustriais em sua produção. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de fatores químicos e físicos sobre a produção de beta-glicosidases por Penicillium miczynskii, utilizando a casca de abacaxi como substrato. Para tal, a influência de diferentes concentrações do substrato, a cinética de produção em condição estacionária e agitada, o pH e a temperatura de cultivo foram analisados. O respectivo fungo foi cultivado em meio líquido de Vogel. Após os períodos de incubação e condições especificadas para cada experimento, as culturas foram filtradas a vácuo, sendo o filtrado obtido utilizado como fonte de enzimas e proteínas extracelulares. O micélio obtido após a filtração foi congelado, sendo posteriormente triturado com areia tratada e tampão. Após centrifugação, o sobrenadante foi utilizado como fonte de proteínas intracelulares. A determinação de proteínas foi realizada pelo método de Bradford modificado. A atividade beta-glucosidásica foi determinada pela adição do filtrado enzimático em uma solução de p-nitrofenil β-D-glicopiranosídeo 4 mM, pH 5,0, a 50 °C, por cinco minutos. Ao avaliar a cinética de produção de beta-glicosidases por P. miczynskii, maiores níveis de produção foram obtidos quando o fungo foi cultivado em condição estacionária, por nove dias (0,93 U/mL). A produtividade enzimática também foi mais favorecida quando P. miczynskii foi crescido em presença de 3% de casca de abacaxi, correspondendo a 1,99 U/mL. Ainda, maiores níveis de beta-glicosidases foram observados quando o pH do meio de cultura e a temperatura de incubação foram 5,5 (2,12 U/mL) e 20 °C (2,82 U/mL), respectivamente. O presente estudo poderá possibilitar a aplicação destas enzimas em processos industriais, empregando-se um resíduo agroindustrial que atualmente não apresenta uma destinação econômica-ambiental favorável.


Palavras-chave:  beta-glicosidases, Penicillium miczynskii, Resíduos Agroindustriais