XXI ALAM
Resumo:268-2


Poster (Painel)
268-2Quantificação de compostos fenólicos totais em extração aquosa de Zingiber officinale e sua ação sobre S. aureus ATCC 29213
Autores:Jéssica Jamila Dalgê (FZEA/USP - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP) ; Luciane Tavares da Cunha (FZEA/USP - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP) ; Silvana Marina Piccoli Pugine (FZEA/USP - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP) ; Mariza Pires de Melo (FZEA/USP - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP)

Resumo

O gengibre (Z. officinale) é conhecido por apresentar atividade antioxidante pela presença de compostos fitoquímicos e, segundo relatos, também possui atividade antimicrobiana. Muitos estudos são realizados utilizando-se o óleo essencial de gengibre, contudo, são poucos os trabalhos que investigam sua atividade por meio de extração aquosa. O objetivo deste trabalho foi quantificar compostos fenólicos totais em diferentes diluições em extração aquosa de gengibre e avaliar a ação destes extratos sobre Staphylococcus aureus ATCC 29213. Para tal, foi realizada a extração aquosa do pó de gengibre nas diluições 1, 2,5, 5 10 g de amostra para um volume final de 25 mL. A quantificação de compostos fenólicos totais foi determinada por espectrofotometria a 760 nm , utilizando-se o reagente Folin-Ciocalteau com base em uma curva padrão de ácido gálico em concentrações de 0,5 a 5 μg, segundo metodologia de Singleton e Rossi (1965) com modificações. Para microbiologia, S. aureus foi cultivado em caldo BHI ("Brain Heart Infusion"); posteriormente, uma suspensão de células foi centrifugada por 10 minutos a 9.447 x g, diluída na concentração de 3,0 x 108 UFC/mL ajustada pela escala MacFarland e, por meio do método "Spread Plate", 100 μL da suspensão foram inoculados em ágar Mueller-Hinton. Em seguida, fez-se seis furos de 6 mm no ágar e cada furo foi preenchido com 20 μL, respectivamente de: PBS ("Phosphate Buffer Saline"), sulfato de gentamicina (10 μg) e os extratos de gengibre nas concentrações 2,5, 5,1, 8,4 e 10,8 μg. As placas foram incubadas a 37oC por 24 horas, realizadas as leituras dos halos de inibição e registradas as imagens fotográficas. Os valores foram expressos como média e desvio padrão (n = 6) e comparados pelo teste Tukey ao nível de 5% de significância. A concentração de compostos fenólicos totais encontrada para as diluições de 1, 2,5, 5 e 10 g/ 25 mL foi respectivamente de 125,1, 254,6, 419,6 e 539,0 μg de equivalentes de ácido gálico por mililitro de extrato, indicando a presença destes compostos em extração aquosa, apresentando um aumento de 3,3 vezes da maior concentração quando comparado com a menor. Em contrapartida, não houve formação do halo de inibição contra S. aureus ATCC 29213 em nenhuma diluição do extrato aquoso de gengibre. Conclui-se que as diluições dos extratos aquosos de gengibre utilizadas neste estudo contêm compostos de propriedade antioxidante, mas não apresentam atividade antimicrobiana para S. aureus ATCC 29213.


Palavras-chave:  antimicrobiano, antioxidantes, bactéria, extrato aquoso, gengibre