XXI ALAM
Resumo:266-4


Poster (Painel)
266-4Incidência de Enterobactérias produtoras de Betalactamase de Espectro Estendido (ESBL) e Carbapenemase (KPC) em cultura de swab retal de pacientes hospitalizados em Hospitais da Grande Vitória – ES.
Autores:Pryce Emery Brandão (IMD - Instituto Marcos Daniel) ; Kristyan de Oliveira Pinto Ribeiro (IMD - Instituto Marcos Daniel)

Resumo

Introdução: A resistência das bactérias aos antimicrobianos pode ser considerada um dos mais graves problemas mundiais em nossos hospitais. A produção de enzimas inativadoras, o principal mecanismo utilizado pelas bactérias Gram negativas, tem sido objeto recente de intensas preocupações pelos profissionais envolvidos. Pacientes, durante um período de internação, podem ser colonizados por germes multiressistentes (MDR) tornando-se uma fonte de risco para os demais pacientes e para ele mesmo. Para se criar uma barreira a disseminação desses germes tornou-se rotina nos hospitais a cultura de swab retal para vigilância epidemiológica e o isolamento de contato para o paciente colonizado. Matérias e métodos: No período de janeiro a dezembro de 2011 foram coletados, em três hospitais da Grande Vitória, um total de 491 swabs retais. Para pesquisa de betalactamases (KPC e ESBL), os swabs foram inoculados em caldo BHI e incubados por 4hs, e então repicado do caldo BHI em Ágar McConkey e adicionados discos de carbapenens, para pesquisa de KPC, e repicado em ChromID ESBL para pesquisa de ESBL. Após 24/48 horas de incubação, as colônias que cresceram dentro dos halos dos carbapenens em ágar McConkey foram repicadas para identificação do germe (método automatizado Vitek 2-Biomerieux) e sendo uma enterobactéria foi realizado teste de Hodge modificado para confirmação fenotípica de KPC. No ChromID ESBL as colônias tem sua identificação confirmada e realizado disco difusão para ceftriaxona, cafotaxima, ceftazidima e azteonam para confirmação da produção de ESBL conforme descrito no documento M100-S21 CLSI 2011. Resultados: Dos 491 swabs processados obtivemos 72(14.7%) Enterobactérias produtoras de enzimas inativadoras sendo 15(3.1%) de KPC e 57(11.6%) de ESBL contrapondo com 52(10.6%) de Enterococcus resistentes a Vancomicina (VRE) e 83(16.9%) de outros bacilos multirresistentes. Pacientes com resultados negativos para MDR totalizaram 284(57.8%). Conclusão: Considerando os dados obtidos, concluímos que é de grande relevância a confecção de um protocolo de vigilância em swab retal que contemple não só a pesquisa padrão de VRE, mas também se estenda a Enterobactérias produtoras de ESBL e KPC, já que perfazem respectivamente 27.55% e 7.24% da totalidade de culturas positivas para MRD em swab retal.


Palavras-chave:  Enterobactérias, Betalactamase de Espectro Estendido, Carbapenemase, Swab retal, Vigilância epidemiológica