XXI ALAM
Resumo:239-1


Poster (Painel)
239-1Perfil de resistência antimicrobiana in vitro de microrganismos isolados em amostras de queijo coalho comercializado no Estado de Alagoas
Autores:Elizabeth Sampaio de Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Danielle Almeida Soares (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Raissa Vasconcelos Cavalcante (UNESP/BOTUCATU - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Ayodhya Cardoso Ramalho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Silvana Magalhães Salgado (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Alda Verônica Souza Livera (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ely Emanuell Barbosa Monteiro (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; José Wilton Pinheiro Júnior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

O queijo coalho destaca-se entre os derivados lácteos pelo alto teor de proteína e outros nutrientes. Representa perigo à saúde pública, por apresentar grande susceptibilidade a contaminações microbianas. Os alimentos de origem animal são considerados importantes vetores para a transferência de resistência aos microrganismos. Objetivou-se com este estudo avaliar a resistência antimicrobiana in vitro de microrganismos isolados em amostras de queijo coalho comercializado no Estado de Alagoas. Foram estudados 60 isolados de Staphylococcus spp. e 12 de Enterobactérias em amostras de queijo provenientes de pontos de venda do Estado de Alagoas. Foi realizada a classificação fenotípica dos Staphylococcus spp. e das Enterobactérias, e em seguida foram submetidos à análise do perfil de resistência antimicrobiana. Utilizaram-se cinco antimicrobianos para o teste de difusão em discos: Gentamicina (GEN-10 µg), Sulfazotrim (SUT-25 µg), Enrofloxacina (ENO-5µg), Amoxicilina (AMO-30µg) e Cefquinoma (CEQ-30 µg). Foi calculado o índice de resistência múltipla (IRMA) aos antibióticos. Observou-se resistência dos Staphylococcus spp. a Gentamicina (33,3%), Cefquinoma (58,3%), Amoxicilina (16,6%) e Sulfazotrim (25%), e sensibilidade a Enrofloxacina (75%). Para as Enterobactérias observou-se 100% de resistência a Amoxicilina e elevado percentual de sensibilidade à Enrofloxacina e Gentamicina. Cefquinoma e Sulfazotrim apresentaram sensibilidade de 33,4% e 16,7% respectivamente. O perfil de multiresistência observado foi considerado baixo, dentre os isolados analisados, 75% (45/60) apresentaram resistência a pelo menos um dos agentes antimicrobianos testados. Conclui-se com esse estudo que apesar do baixo índice de multirresistência encontrado, ocorreu resistência dos Staphylococcus sp. e Enterobactérias frente à antimicrobianos testados, faz-se necessário a adoção de medidas que visem controlar o uso indiscriminado de antibióticos nos animais de produção para reduzir os agravos a saúde dos consumidores de leite e derivados.


Palavras-chave:  antimicrobiano, condições higienico-sanitárias, microrganismos