XXI ALAM
Resumo:235-3


Poster (Painel)
235-3Efeito prebiótico da inulina extraída da Bardana (Arctium lappa) em aves comerciais: proteção contra a colonização por Salmonella
Autores:Nair Massumi Itaya (FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas) ; Marcia Cristina Menão (FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas) ; João Carlos Shimada Borges (FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas) ; Luciano Eduardo Morello Polaquini (FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas) ; Andrea Micke Moreno (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Antônio José Piantino Ferreira (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Terezinha Knöbl (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A utilização de compostos prebióticos e probióticos é uma alternativa para a substituição de aditivos medicamentosos na avicultura. Prebióticos são ingredientes fermentáveis seletivos que favorecem a manutenção da microbiota entérica, impedindo a colonização intestinal por bactérias patogênicas. Esse projeto avaliou o efeito prebiótico da inulina extraída da Bardana ( Arctium lappa ) em aves comerciais. Foram utilizados 80 frangos de corte, com um dia de idade, divididos em grupos de 10 aves com duas repetições por tratamento. As aves foram alojadas sobre cama em boxes, e receberam uma dieta contendo 5% de farinha de bardana. Um grupo recebeu também uma cultura de Bifidobacterium lactis via água de bebida. Uma semana após o início dos tratamentos, as aves foram desafiadas pela via oral com uma cultura de Salmonella Kedougou na concentração de 1,3x 105 UFC/ave. Sete dias após o desafio, as aves foram eutanasiadas e o conteúdo dos cecos foi encaminhado para exame bacteriológico. O isolamento foi realizado em ágar XLT4, incubado a 37o.C por 24-48 horas, após as etapas de enriquecimento em água peptonada 0,1% e enriquecimento seletivo em caldo de tetrationato de sódio 1:20. As colônias suspeitas foram confirmadas por série bioquímica. Não hove crescimento de Salmonella nas aves do controle negativo. No controle positivo, a infectividade foi de 60%, com crescimento de Salmonella em 12 aves, num total de 20 aves infectadas (somadas as duas repetições). Em comparação com o grupo controle, o grupo tratado com bardana apresentou redução de 60% para 35%, com um total de 7 aves positivas. Os melhores resultados foram observados no grupo tratado com bardana e cultura de Bifidobacterium lactis, com cinco aves infectadas (25%). Estes resultados demonstram a capacidade da inulina presente na bardana em reduzir a colonização intestinal de frangos de corte por Salmonella. Entretanto, o uso comercial deste composto na avicultura dependerá de novos estudos que avaliem a influência da inulina nos índices zootécnicos, além da viabilidade econômica do processo de extração deste frutano.


Palavras-chave:  Arctium lappa, frutanos, inulinas, frango de corte, promotor de crescimento