XXI ALAM
Resumo:235-2


Poster (Painel)
235-2Perfil de resistência múltipla a antimicrobianos em APEC (Avian Pathogenic Escherichia coli) isoladas de perus com aerossaculite
Autores:Terezinha Knöbl (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Mirela Caroline Vilela de Oliveira (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Maria Gabriela Xavier de Oliveira (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Tereza Abujamra (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Cleise Ribeiro Gomes (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo) ; Andrea Micke Moreno (FMVZ-USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A presença de enterobactérias multirresistentes na cadeia produtiva de alimentos aumentou nos países latino-americanos, tornando-se uma preocupação de saúde pública. No Brasil, as taxas de resistência aos antimicrobianos são elevadas na produção de frangos de corte, mas os dados sobre estas taxas para a indústria de peru são incompletos. O objetivo do presente estudo foi estabelecer um perfil de resistência antimicrobiana para APEC ( Avian Pathogenic Escherichia coli ), isoladas de perus com aerossaculite. 300 suabes de sacos aéreos de perus foram submetidos à cultura seletiva em ágar MacConkey, a 37 ºC por 24h. A identificação foi realizada por meio de testes bioquímicos convencionais (EPM, Mili e citrato de Simmons). Os perfis de sensibilidade antimicrobiana foram determinados por teste de difusão de Kirby-Bauer, de acordo com as recomendações do CLSI, 2009. A atividade antibacteriana foi testada para 14 antimicrobianos das categorias quinolonas, β-Lactâmicos, macrolídeos, aminoglicosídeos, tetraciclinas, fenicóis e sulfonamidas. Foram obtidos 225 isolados de Escherichia coli. Nenhuma droga demonstrou eficiência para todas as cepas analisadas. Dos isolados, 204 (90,6%) foram considerados multirresistentes (resistente a ≥ 3 categorias), mas nenhum foi pan resistente. Foram observados 106 perfis distintos de resistência, sendo que 0,88% dos 225 isolados apresentaram resistência a uma única categoria de medicamentos, 8,44% foram resistentes a duas categorias, 15,11% a três, 20% a quatro, 36,88% a cinco, 12,88% a seis e 5,77% apresentaram resistência a sete categorias testadas. Os resultados do antibiograma mostraram elevadas taxas de resistência à sulfonamidas (94,2%), tetraciclina (83,1%) e eritromicina (82,6%). As drogas mais eficientes foram ceftiofur (95,6% de susceptibilidade), cefoxitina (94,3%), cefotaxima (89,8%) e florfenicol (87,6%). A susceptibilidade às quinolonas foi de 42% para ácido nalidíxico; 84,9% para enrofloxacina e de 81% para norfloxacina. As outras drogas demonstraram o seguinte perfil de susceptibilidade:39,6% à estreptomicina; 46,3% para a amoxicilina, 61,4% para cotrimoxazol e 80,5% a gentamicina. Estes dados demonstram que a frequencia de APEC multirresistestes é elevada na criação de perus. Esta informação enfatiza a necessidade de monitoramento a fim de prevenir a seleção de bactérias multirresistentes aos medicamentos.


Palavras-chave:  Resistência antimicrobiana, multirresistência, APEC, Perus, aerossaculite